XIV SHCU - Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, em São Carlos

Criado por iniciativa do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, o Seminário de História da Cidade e do Urbanismo vem sendo realizado a cada dois anos, desde 1990. Anais, livros e coletâneas das treze edições organizadas por programas de pós- graduação de diferentes regiões do Brasil constituem material de referência e expressam os avanços alcançados e os desafios enfrentados por um número crescente de pesquisadores que, a partir da história, vêm contribuindo para o conhecimento das cidades e do urbanismo.

Ao voltar a acolher o Seminário, vinte e dois anos após a organização de sua terceira edição, em 1994, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e seu Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo propõem a reflexão e o debate sobre a história e a historiografia da Cidade, da Arquitetura e do Urbanismo, voltando o olhar para o século XX .

As duas primeiras décadas do século passado são decisivas na constituição de saberes sobre a cidade, a arquitetura e o urbanismo: exposições e conferências internacionais mobilizaram profissionais de diferentes campos disciplinares nos Estados Unidos, Europa e América Latina; o urbanismo se institucionalizou como campo de conhecimento e prática profissional; a arquitetura se voltou para a reflexão e a intervenção na cidade; estudos seminais sobre as condições da vida social nas grandes cidades foram publicados; a produção habitacional em massa foi colocada no centro das reflexões e propostas doutrinárias; planos, projetos e instituições públicas abrangendo múltiplas escalas territoriais foram concebidos; novas práticas sociais e novas técnicas suscitaram experimentações e novas formas de projetar, construir e intervir nas cidades.

A distância de um século deste momento de intensa problematização das possibilidades e tensões da vida urbana é uma oportunidade de mapear percursos, permanências, rupturas, disjunções cronológicas de conceitos, ideários, práticas, e identificar sua apropriação e ressignificação em   contextos sociais, políticos, econômicos e culturais diversos.

Na perspectiva de compreender o passado como objeto de reconstrução sempre reiniciada a partir do presente, propõe-se a elaboração de interpretações, revisões e sínteses dos repertórios sobre a tríade Cidade, Arquitetura e Urbanismo mobilizados ao longo do século XX.

XIV  SHCU - Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, em São Carlos - Imagem 2 de 2

O evento será dividido em quatro eixos temáticos:

  • Conceitos, Obras de Referência e Historiografia
  • Ideários, Práticas Urbanísticas e Processos de Institucionalização
  • Cultura Técnica, Forma e Materialidade da Cidade
  • Representações, Memória e Preservação da Cidade

O seminário acontecerá entre os dias 13 e 15 de setembro no IAU, em São Carlos. As inscrições podem ser realizadas através da página do evento, onde também estão disponíveis todas as informações referentes à programação, submissão de trabalhos e comissões de debatedores.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "XIV SHCU - Seminário de História da Cidade e do Urbanismo, em São Carlos" 04 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783125/xiv-shcu-seminario-de-historia-da-cidade-e-do-urbanismo-em-sao-carlos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.