BIG divulga projeto para o Serpentine Gallery 2016

O Serpentine Gallery em Londres revelou o projeto para o Serpentine Gallery Pavilion deste ano, a cargo do escritório BIG, que apresenta uma "parede descompactada". Além do pavilhão, o Serpentine Gallery apresentam também quatro pequenas "summer houses" projetadas por Kunlé Adeyemi - NLÉ, Barkow Leibinger, Yona Friedman e Asif Khan.

Saiba mais sobre os cinco projetos, a seguir.

BIG divulga projeto para o Serpentine Gallery 2016 - Mais Imagens+ 13

O Pavilhão

Pavilion design by BIG. Image Courtesy of BIG

O pavilhão do BIG foi desenvolvido a partir de uma única parede de tijolos, que foi então separada - ou "descompactada" - para criar o espaço interno para o programa do pavilhão.

Pavilion design by BIG. Image Courtesy of BIG

Para a estrutura da parede, os tijolos são substituídos por elementos ocos de fibra de vidro que criam uma parede que é transparente quando vista de frente e opaca quando vista obliquamente. 

Pavilion design by BIG. Image Courtesy of BIG

"Bjarke Ingels respondeu à exigência de um pavilhão multi-uso com uma estrutura extremamente elegante que é ao mesmo tempo uma parede curva e uma espiral crescente", comentaram a diretora do Serpentine Galleries, Julia Peyton-Jones, e o co-diretor, Hans Ulrich Obrist.

Summer Houses

Kunlé Adeyemi - NLÉ

Summer house de Kunlé Adeyemi - NLÉ. Imagem © NLÉ

Para sua casa de verão, NLÉ projetou uma "réplica inversa" do Templo da Rainha Caroline, rotacionando o espaço interno do edifício para mostrar a planta do edifício histórico como um vazio. Construído com arenito, assim como o original, o projeto é concebido como um tributo à "forma robusta, espaço e materiais do templo, recompostos em um novo objeto ousado e escultórico."

Summer house de Kunlé Adeyemi - NLÉ. Imagem © NLÉ

Barkow Leibinger

Summer house design by Barkow Leibinger. Image Courtesy of Barkow Leibinger

A proposta de Barkow Leibinger responde não tanto ao Templo, mas a uma estrutura adjacente do século XVIII. Dialogando com esta estrutura (que já não existe mais), o escritório projetou uma casa de verão com uma série de faixas estruturais curvas. "As faixas horizontais remetem ao percurso dentro do Templo da Rainha Caroline", explica o memorial do projeto.

BIG divulga projeto para o Serpentine Gallery 2016 - Mais Imagens+ 13

Yona Friedman

Summer house design by Yona Friedman. Image Courtesy of AECOM

O projeto de Yona Friedman é uma continuação de seu famoso projeto "La Ville Spatiale", que propõe uma grande grelha modular modulada que oferece espaços para os cidadãos construírem suas próprias casas em uma cidade elevada. A casa de verão é uma estrutura que constitui um fragmento desta grande grelha e pode ser desmontada e reconfigurada de diversas formas.

Summer house design by Yona Friedman. Image Courtesy of AECOM

Asif Khan

Summer house de Asif Khan. Imagem © Asif Khan

Seguindo sua análise do terreno, a proposta de Asif Khan para a casa de verão responde ao fato do arquiteto William Kent  ter, supostamente, alinhado o templo para que este receba frontalmente o sol do dia 3 de março, aniversário da Rainha Caroline. Em resposta a isso, a casa de Khan buscar recriar este efeito, com metal polido e três ambientes alinhados, delimitados por uma série de colunas de madeira que direcionam as perspectivas.

BIG divulga projeto para o Serpentine Gallery 2016 - Mais Imagens+ 13

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "BIG divulga projeto para o Serpentine Gallery 2016" [BIG's 2016 Serpentine Gallery Design Revealed (Plus Four Summer Houses)] 24 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782647/big-divulga-projeto-para-o-serpentine-gallery-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.