Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda

Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda - Imagem 1 de 27Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda - Imagem 2 de 27Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda - Imagem 3 de 27Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda - Imagem 4 de 27Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Ruiz Pardo - Nebreda
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1575
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Herman Miller, Amanco, Covering Chile, ELEVATE, Guardian Glass, Holcim, Kingspan Insulated Panels, Lindner, Milliken, Reynaers Aluminium, Sherwin-Williams, Trox, USG, thyssenkrupp
  • Arquitecto Autor : Marcelo Ruiz Pardo
  • Arquiteto Tecnico : Sonia Nebreda
  • Arquitectos Colaboradores : Arturo Alberquilla, Alejandra M. de la Riva, Loreto Moreno, Javier E. Lecumberri, Luis Pancorbo
  • Consultores: Mecanismo (estruturas), JG Ingenieros (instalações), Arup (fachadas), JMIA (finalização)
  • Construtora: Castaneda Ingenieros S.A. de C.V.
  • Cliente: Puma Energy S.A. de C.V.
  • Cidade: Nova San Salvador
  • País: El Salvador
Mais informaçõesMenos informações
Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda - Imagem 14 de 27
© Jesús Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Sede Corporativa da Puma Energy localiza-se na estrada Panamericana em sua passagem por San Salvador. Frente às degradadas construções comerciais e industriais que caracterizam este trecho da estrada sem projeção pública, o novo edifício se insere entre elas e se soma a um potente equilíbrio, participando da intensidade do trânsito, mostrando sua atividade interna e atuando como elemento renovador da paisagem urbana.

Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda - Imagem 22 de 27
Planta

O edifício é conformado por dois corredores superpostos e dispostos entre si em forma de cruz, entrelaçando cheios e vazios a seu redor. 

Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda - Imagem 11 de 27
© Jesús Granada

Desse modo, uma sequência progressiva de compressões e dilatações ordena e qualifica as circulações, assim como as áreas de acesso e permanência. No cruzamento entre os volumes, um vazio vertical os conecta permitindo relações visuais entre os diversos pavimentos e programas. 

Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda - Imagem 25 de 27
Corte

Aqui, a luz é vertical e provém de claraboias na cobertura, como contraste à especialidade horizontal da área superior de escritórios.

Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda - Imagem 18 de 27
© Jesús Granada

Foram planejados espaços contínuos e diáfanos a partir da concentração dos esforços horizontais em poucos elementos estruturais, que se diferem claramente dos elementos em sua volta. 

Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda - Imagem 17 de 27
© Jesús Granada

Por um lado, o corpo inferior define um espaço que estabelece relações pontuais com o exterior, configurado por muros com contrafortes sobre os quais se apoia a laje de cobertura. 

Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda - Imagem 16 de 27
© Jesús Granada

Esta configuração permite dispor aberturas lineares, contínuas e paralelas aos muros entre os contrafortes, por onde penetra a luz. Neste pavimento foram resolvidos os acessos e o programa de visitas externas.

Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda - Imagem 12 de 27
© Jesús Granada

O corpo superior, por sua parte, abriga o programa de escritórios e usos coletivos, além de enfatizar a horizontalidade. 

Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda - Imagem 15 de 27
© Jesús Granada

Esta peça é resolvida com dois pórticos paralelos e vigas perpendiculares que configuram dois balanços nos extremos e se vincula com o horizonte através de uma trama de ripas de aço que atuam, por sua vez, como suportes do muro-cortina invertido.

Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda - Imagem 19 de 27
Fachada

As ripas se dispõem de forma homogênea ao longo das fachadas longitudinais leste e oeste. 

Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda - Imagem 24 de 27
Fachada

Ao sul, no entanto, esta trama desaparece e o fechamento esta recuado em relação à linha da estrutura, gerando uma varanda externa; enquanto isso, na fachada norte, o fechamento excede os limites do concreto e se projeta sobre a rodovia, oferecendo vistas ao vulcão da cidade.

Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda - Imagem 10 de 27
© Jesús Granada

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle La Libertad, Nueva San Salvador, El Salvador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede da Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo - Nebreda" [Sede de Puma Energy El Salvador / Ruiz Pardo – Nebreda] 05 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782553/sede-da-puma-energy-el-salvador-ruiz-pardo-nebreda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.