Casa La Chaya / EURK

Casa La Chaya / EURK - Imagem 2 de 29Casa La Chaya / EURK - Imagem 3 de 29Casa La Chaya / EURK - Imagem 4 de 29Casa La Chaya / EURK - Imagem 5 de 29Casa La Chaya / EURK - Mais Imagens+ 24

Merida, México
  • Arquitetos: EURK
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Cervera
  • Arquitetos Responsáveis: Roberto Díaz Braga
  • Colaboradores: Roxana Cardeña Méndez, Mariana del Río Martin
  • Construção: ProyectoX
  • Cidade: Merida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa La Chaya / EURK - Imagem 16 de 29
© David Cervera

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma das áreas de maior crescimento econômico e comercial da cidade de Mérida, em Yucatán, está localizado o projeto em um terreno até então vazio. Durante os últimos dez anos, tal zona geográfica sofreu o que cidades com grande projeção econômica sofrem com o crescimento excessivo e descontrolado. É uma cidade resultado da expansão urbana e demográfica, uma cidade em emergência e sem identidade contemporânea, que continua com uma metodologia de desenho obsoleta.

Casa La Chaya / EURK - Imagem 19 de 29
© David Cervera

Retomando os valores urbanos como espaço de desenvolvimento para as novas intervenções e os edifícios de referência existentes, elabora-se uma rede de conexões sociais, urbanas e culturais, até se converter em uma cidade viva.

Casa La Chaya / EURK - Imagem 5 de 29
© David Cervera

La Chaya se sustenta em uma provocação arquitetônica como estratégia para se situar e se converter em um ponto de referência que abre o diálogo na interação com o espaço público contemporâneo.

Casa La Chaya / EURK - Imagem 15 de 29
© David Cervera

A provocação se materializa em um edifício que responde à emergência e tempo correto de vida do mesmo, através do uso de um material chamado de "vestido artesanal-tech", abrigando funções e sensações que se potencializam em seus espaços dinâmicos e sua contínua comunicação formal em cada um deles.

Casa La Chaya / EURK - Imagem 20 de 29
Planta Térreo

No acesso, de caráter sutil mas com protagonismo, gera em sua composição uma espacialidade de expectativa no percurso e na transição de suas áreas, onde o interior responde à dúvida criada pelo material do exterior e a sua disposição em constante mudança através de aberturas dinâmicas permitindo o diálogo interior-exterior.

Casa La Chaya / EURK - Imagem 10 de 29
© David Cervera

O edifício dialoga entre si, devido a sua disposição espacial, que de certo modo é um tanto poética, as sombras geradas pelo mesmo, estão em contínua relação e contato com o passeio solar. Os ambientes contam com uma ruptura espacial ou um filtro interno, separando o privado e o compartilhado. As atividades são realizadas tanto nas áreas internas como nos terraços e jardins externos, do mesmo modo que a horta localizada em um dos terraços externos nos pavimentos superiores, que convidam a convivência familiar assim como incentivam valores educacionais e alimentícios.

Casa La Chaya / EURK - Imagem 4 de 29
© David Cervera

A envoltória está caracterizada através de um material de uso comum, possivelmente carente de versatilidade funcional e etiquetado como de uso rústico: "o bloco de concreto", que apoiado na tecnologia e dados que se tornam comunicadores, permitem a evolução da técnica para encontrar resultados tangíveis, e possível de medir o conforto do edifício e na estética formal do mesmo.

Casa La Chaya / EURK - Imagem 24 de 29
Corte 3

A técnica produzida por um processo simples se traduz em uma nova camada envoltória protetora, que atua como filtro solar incidindo sobre o espaço interno e provocando esteticamente a cidade pela transparência de suas características potencializadas pela sua modulação. La Chaya convida à experimentação e pesquisa através da tecnologia em busca da evolução da técnica e da arquitetura.

Casa La Chaya / EURK - Imagem 13 de 29
© David Cervera

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa La Chaya / EURK" [La Chaya / EURK] 19 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782164/la-chaya-eureka-taller> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.