Pós-Graduação Escola da Cidade 2016: Geografia, Cidade e Arquitetura

Esta especialização lato sensu da Escola da Cidade, que entra sua sétima edição no ano de 2016, se propõe a apresentar um panorama crítico da produção cultural no território americano, por meio da arquitetura. O curso será dividido em quatro módulos que organizam, para os estudantes, reflexões projetuais em distintas escalas: território, cidade, espaços públicos e equipamentos.

Os módulos, bimestrais, definem as quatro regiões que serão discutidas como tema de trabalho. No ano de 2016 os países estudados serão Brasil, Venezuela, Portugal e Cuba. A ideia é refletir sobre as necessidades próprias destes países, as relacionando às esferas culturais, socioeconômicas e ambientais. O objetivo é promover o estudo de outros países continuamente e de forma rotativa. Após seis anos do curso, será a primeira vez que um país fora da América será tema de pesquisa. Portugal, como parte formadora da cultura americana, será convidado no próximo ano. A intenção é de ampliar essa participação nos anos seguintes com Espanha e países africanos lusófonos.

Cada módulo está organizado em três partes: História e Cultura, Arquitetura e Arte e Ateliê de Projeto, quando os alunos desenvolvem um projeto no país em estudo. Em cada uma destas fases há a participação de professores convidados dos países a serem investigados. 

Público-alvo
O curso destina-se a arquitetos e urbanistas, artistas, engenheiros, internacionalistas, além de demais interessados no tema.

Carga Horária
360 horas 

Período
15 de fevereiro a 17 de dezembro de 2016

  •  Modulo 1 - Brasil
  • Modulo 2 - Venezuela   
  • Modulo 3 - Portugal      
  • Modulo 4 - Cuba

Horário

  • Segundas e Terças-feiras, das 18h30 às 22h30
  • Quartas (3 aulas por Módulo com a presença do professor convidado), das 18h30 às 22h30
  • Sábados (1 aula por modulo – Apresentação dos projetos), das 9 horas às 13 horas

Inscrições abertas até 15 de fevereiro de 2016

 Coordenação

O curso é coordenado pelos arquitetos Alvaro Puntoni e Fernando Viégas, doutor e mestre, respectivamente, formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP).

Professores convidados em diversas faculdades no exterior, ambos atuam ativamente com seus escritórios, desenvolvendo projetos e participando de concursos e premiações. Alvaro Puntoni mantém o Gruposp desde 2004, escritório que nos últimos anos tem se dedicado à elaboração de concursos de arquitetura, projetos para ONGs e instituições públicas, além de incorporar no cotidiano de suas atividades a participação em pesquisas e docência de seus participantes.  Fernando Viégas mantém o Una Arquitetos, resultado de associação de arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, fundado em 1996. Desde sua formação o Una desenvolve projetos em diversas escalas e programas como equipamentos para transporte público e projetos urbanos, espaços culturais, escolas, edifícios residenciais e comerciais.

A professora de história, Marianna Al Assal, o geógrafo, Marcelo Ribeiro e o critico de arte, Felipe Chaimovich são corresponsáveis pela organização das aulas de Teoria América, Geografia e Arte Americana, respectivamente.

Corpo Docente (2010-2015)

Além do corpo docente da Escola e de convidados nacionais de diversas áreas do conhecimento, a especialização contará com a participação de professores estrangeiros das faculdades de arquitetura conveniadas à Escola da Cidade.

Inscrições por módulo

Pelo fato do curso ser estruturado em módulos bimestrais, os interessados podem efetuar inscrições nos módulos que tenham interesse. Para obter o certificado de conclusão, o aluno deve cursar quatro módulos, ao todo.  

Informações e Inscrições

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Pós-Graduação Escola da Cidade 2016: Geografia, Cidade e Arquitetura" 12 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782020/pos-graduacao-escola-da-cidade-2016-geografia-cidade-e-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.