Palestra de Raquel Rolnik no IV Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo

A arquiteta e urbanista Raquel Rolnik será uma das palestrantes da sessão de abertura do IV Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo que o CAU/BR promoverá nos dias 18 e 19 de fevereiro na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Em seguida à palestra, na manhã do dia 18, haverá debate com o público e dois convidados especiais: um representante de movimentos sociais, Miguel Lobato Silva, e  o arquiteto e urbanista José Roberto Bassul Campos, ex-presidente do IAB/DF.  Antes, haverá uma breve exposição sobre processo legislativo, por  Jenner de Morais, Secretário Executivo do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas. 

No período da tarde e na manhã do dia seguinte, os participantes serão divididos em dois grupos de trabalho dedicados à discussão de temas específicos: Desenvolvimento Urbano e Ambiental e Ensino, Formação e Prática Profissional, Administração e Finanças. Na tarde do dia 19 as recomendações dos GTs serão debatidas em plenário. Ao final do evento, serão formuladas diretrizes para a ação parlamentar do CAU/BR em 2016, sempre em busca da defesa do melhor interesse da sociedade, da Arquitetura e do Urbanismo.

O evento será realizado no Auditório Nereu Ramos, Anexo II da Câmara, e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente aqui

Raquel Rolnik é professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi Diretora de Planejamento da cidade de São Paulo, Secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003-2007) e Relatora Internacional do Direito à Moradia Adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU (2008-2014). É consultora de cidades brasileiras e latinoamericanas em politica urbana e habitacional e autora de livros e artigos sobre a questão urbana.

Em seu livro mais recente, “Guerra dos Lugares – A Colonização da Terra e da Moradia na Era das Finanças”, argumenta que a habitação deixou de ser um direito proporcionado pelo Estado para se transformar em mercadoria consumida individualmente como ativo financeiro, o que criou uma extrema dependência das construtoras e do sistema bancário. É o que ocorre no Brasil no caso de programas como o Minha Casa, Minha Vida, mas também de outros países, como a Espanha, Turquia e Chile.

Via CAU/BR

  • Título

    Palestra de Raquel Rolnik no IV Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo
  • Tipo

    Palestra
  • Website

  • Organizadores

  • De

    18 de Fevereiro de 2016 09:00 AM
  • Até

    19 de Fevereiro de 2016 06:00 PM
  • Onde

    Câmara dos Deputados de Brasília

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Palestra de Raquel Rolnik no IV Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo" 14 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781959/palestra-de-raquel-rolnik-no-iv-seminario-legislativo-de-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.