José Lira: O ensino da história e o fazer da arquitetura

Convidado pelo curso de pós-graduação Arquitetura, Educação e Sociedade da Escola da Cidade, o historiador José Lira apresentou um panorama do ensino da história nas escolas de arquitetura no Brasil, buscando relacionar as grandes mudanças no ensino e na escrita com o papel da história da arquitetura.

"O principal objeto da discussão deste artigo [de Nikolaus Pevsner] é a problemática relação entre história e projeto, entre história e arquitetura, ou antes, a relação problemática entre arquiteto prático, o arquiteto contemporâneo e o historiador de arquitetura."

Com o movimento moderno, a separação entre as figuras do historiador e do arquiteto delineiam abordagens distintas, e seu distanciamento das obras do passado – como acontecido na Bauhaus, com a exclusão do ensino de história ao longo do curso – é alvo dos mesmos instrumentos e figuras de análise que tentam se afastar.

José Lira  é formado em Arquitetura e Urbanismo (UFPE, 1989) e em Filosofia (USP, 1999); é Doutor pela FAU-USP e Livre-Docente pela mesma instituição. Foi professor de ‘História e teoria da arquitetura e do urbanismo modernos’, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos, entre 1998 e 2003. Desde então leciona na FAU-USP, onde atua como professor em regime de Dedicação Integral, junto aos cursos de graduação e pós-graduação, e no Laboratório de Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo.

Via Escola da Cidade

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "José Lira: O ensino da história e o fazer da arquitetura" 11 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781954/jose-lira-o-ensino-da-historia-e-o-fazer-da-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.