O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Forma segue ficção: Ole Scheeren fala por que a arquitetura deve contar uma estória

Forma segue ficção: Ole Scheeren fala por que a arquitetura deve contar uma estória

Forma segue ficção: Ole Scheeren fala por que a arquitetura deve contar uma estória

Nesta TED Talk filmada no TEDGlobal Londres em setembro de 2015, o arquiteto Ole Scheeren evita aquilo que chama de "camisa de força" do mantra modernista "forma segue função" em favor de uma frase que atribui a Bernard Tschumi: "forma segue ficção".  Enquanto Tschumi referia-se ao modo como outras expressões artísticas - a literatura, por exemplo - influenciam a arquitetura, Scheeren reinterpreta a frase, imaginando como as narrativas dos usuários dos edifícios informam o processo de projeto. Scheeren conta, por exemplo, como as atividades diárias dos operários do CCTV, o estilo de vida dos moradores do bloco residencial de Singapura ou as ferramentas tradicionais dos pescadores tailandeses condicionaram vários projetos do OMA e do Büro Ole Scheeren. 

É claro que esta "ficção" descrita por Scheeren, estas estórias, não são realmente ficções, mas as experiências reais das pessoas que vivem ou trabalham em seus edifícios. Nesse sentido, a ficção que conduz suas formas é apenas outro tipo de função, ainda que uma abordagem mais humana da função. Todavia, para Scheeren, as estórias destes projetos vão além dos usuários, abrangendo também as estórias das centenas de pessoas envolvidas na construção dos edifícios e também como a arquitetura pode se tornar uma personagem na narrativa de nossas próprias vidas. 

Cita: Douglass-Jaimes, David. "Forma segue ficção: Ole Scheeren fala por que a arquitetura deve contar uma estória" [Form Follows Fiction: Ole Scheeren’s TED Talk on Why Architecture Should Tell a Story] 10 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781731/forma-segue-ficcao-ole-scheeren-fala-por-que-a-arquitetura-deve-contar-uma-estoria> ISSN 0719-8906