O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Inscrições abertas para o Arquiteturas Film Festival 2016

Inscrições abertas para o Arquiteturas Film Festival 2016

Inscrições abertas para o Arquiteturas Film Festival 2016
Inscrições abertas para o Arquiteturas Film Festival 2016

Arquiteturas, o festival de cinema onde a arquitetura ocupa o lugar de destaque, regressa a Lisboa de 12 a 16 de outubro deste ano e será dedicado ao tema “Rehab Nation”. Até dia 1 de maio estão abertas as candidaturas ao open call internacional, através do qual serão selecionados filmes de cineastas, artistas e outros criadores portugueses ou estrangeiros para integrarem a competição e o cartaz da edição de 2016 do festival.

O Arquiteturas marca o calendário cultural lisboeta com um programa dedicado à descoberta, reflexão e criação contemporânea, onde arquitetura e cinema se cruzam para proporcionar ao público um cartaz de filmes ímpar, que é alargado a conversas, master classes, visitas-guiadas,workshops, entre outras atividades que animam várias salas de cinema e outros locais emblemáticos da cidade.  

Anualmente o festival promove um concurso internacional destinado a selecionar filmes para exibição no seu cartaz. Em 2016 os filmes selecionados através do open call competem em quatro categorias distintas, que serão avaliadas e premiadas por um júri formado por peritos convidados, às quais acresce um prêmio atribuído por votação direta do público. 

O propósito do Arquiteturas é descobrir e apresentar filmes dirigidos por cineastas, artistas e outros criadores, que através da imagem em movimento intersetem ou ampliem as linguagens do cinema, da arquitetura, do design e das artes visuais. “O Arquiteturas parte da arquitetura, mas como festival de cinema dedica-se à interseção de disciplinas e práticas de criação artística, baseadas na imagem em movimento. O que resulta na apresentação de um cartaz e programa singulares, com filmes que nos proporcionam visões ricas e transdisciplinares do contexto contemporâneo.”, sublinha Sofia Mourato, Diretora e Fundadora do Arquiteturas Film Festival.

 Para a edição de 2016, o Arquiteturas procura curtas e longas metragens, documentais, experimentais, de animação e ficção, que reflitam sobre o tema “Rehab Nation” e explorem as conotações que podem estar associadas à ideia, conceito ou processo de “reabilitação”. Da reabilitação dos velhos centros históricos à gentrificação dos bairros turísticos, da falta de investimento na habitação social à construção de novos sentidos de comunidade, da privatização do espaço público à emergência de novas formas de intervenção urbana. 

Em suma, múltiplos pretextos e um convite para criar, pensar e debater a forma como atualmente vivemos os nossos espaços e as nossas cidades. “Acredito que o pensamento que é motivado pela arquitetura ultrapassa a própria disciplina e os seus profissionais. O convite que o Arquiteturas lança aos criadores, e que durante o festival será alargado ao público, parte exatamente deste pressuposto, porque todos somos arquitetos do mundo que nos rodeia e todos somos capazes de arquitetar o nosso pensamento sobre este”, conclui Sofia Mourato.

 Os criadores que desejem candidatar os seus filmes ao OPEN CALL ARQUITETURAS’16 - 4th INTERNATIONAL FILM FESTIVAL, devem fazê-lo até ao dia 1 de maio, mediante a consulta prévia do regulamento que se encontra disponível na plataforma online Film Festival Live, através do link: http://www.filmfestivallife.com/Architecture-Film-Festival-Lisbon.

OPEN CALL ARQUITETURAS’16 - 4TH INTERNATIONAL FILM FESTIVAL:

  •  Data limite para o envio de filmes: 1 de maio
  • Divulgação dos filmes selecionados: 15 de junho
  • Atribuição dos Prémios: 16 de outubro (encerramento do festival)

 O Arquiteturas Film Festival integra quatro categorias de competição e atribuirá cinco prêmios, são estes: Prêmio para Melhor Filme InternacionalPrêmio Melhor Filme PortuguêsPrêmio Novo Talento, para portugueses ou estrangeiros em estreia no festival, Prêmio para Melhor Filme Experimental, para trabalhos que explorem novas abordagens à imagem em movimento ou contribuam para ampliar a linguagem cinematográfica, e Prêmio do Público atribuído pela audiência ao melhor filme em ambas as competições nacional e internacional. 

As categorias e prêmios para Melhor Filme Internacional e Melhor Filme Português destinam-se a ambos os formatos - curtas metragens até 49 minutos e filmes com uma duração superior a 50 minutos. Apenas os filmes concluídos após o dia 1 de janeiro de 2015 serão admitidos em competição, contudo no festival podem ser exibidos filmes fora da competição que tenham sido concluídos antes desta data.  

Para mais informações, acesse a página oficial do Arquiteturas.

Cita: Romullo Baratto. "Inscrições abertas para o Arquiteturas Film Festival 2016" 07 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781634/inscricoes-abertas-para-o-arquiteturas-film-festival-2016> ISSN 0719-8906