Escola Pós-Desastre Bann Huay San Yaw / Vin Varavarn Architects

© Spaceshift Studio

Escola Pós-Desastre Bann Huay San Yaw / Vin Varavarn Architects - Mais Imagens+ 35

  • Engenharia: Next Innovation Engineering Co,.Ltd
  • Iniciativa: Design for Disaster (D4D)
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
Implantação

Descrição enviada pela equipe de projeto. No dia 5 de maio de 2014, um forte terremoto de 6,3 pontos na escala Richter atingiu a Província de Chiang Rai, no Norte da Tailândia, destruindo 73 escolas e afetando mais de dois mil alunos. Através da iniciativa de uma ONG sem fins lucrativos, Design for Disasters (D4D), um programa de recuperação pós-desastre foi lançado para projetar e construir nove novos prédios escolares resistentes a terremotos nas áreas mais afetadas. Nove arquitetos emergentes tailandeses foram designados para os projetos, um para cada colégio. O Instituto de Engenharia da Tailândia e os Consultores da Associação dos Engenheiros da Tailândia deram o suporte de engenharia. A Associação de Construtores da Tailândia se juntou à equipe para conceber as construções, enquanto a Associação dos Arquitetos Siameses colaborou na prestação de apoio técnico e apoio com doações públicas recolhidas em forma de materiais de construção e financiamento, através de sua rede.

© Spaceshift Studio

Vin Varavarn Architects ficou responsável pelo projeto da Escola Baan Huay Sarn Yaw. A escola precisava de 3 novas salas de aula padrão para alunos do ensino secundário que vêm de famílias tribais. Os requisitos especificados do projeto são: o edifício deve ser resistente a terremoto, facilmente construído por trabalhadores locais e o menor preço possível. A maioria dos materiais de construção selecionados deveriam ser leves para reduzir a quantidade de movimento horizontal provocado pelo peso do edifício durante um terremoto.

© Spaceshift Studio

O nosso princípio de projeto não era o de criar apenas salas de aula típicas, mas espaços de aprendizagem para animar a atmosfera das crianças que foram vítimas do desastre. Para o projeto, propomos a combinação de três salas de aula num edifício para minimizar o uso da terra. Cada sala de aula é pontuada por pequenos foyers que serão utilizados para a colocação de sapatos dos estudantes e para ajudar a reduzir o ruído entre as salas.

© Spaceshift Studio
Corte Detalhado
© Spaceshift Studio

A declividade do terreno foi utilizada com a arquitetura para criar um espaço multifuncional coberto ao ar livre. Os materiais naturais foram propostos em áreas selecionadas para ilustrar como os materiais locais pode substituir modernos materiais caros e, ao mesmo tempo, como a arquitetura pode se harmonizar com seu contexto. Todos os elementos necessários da estrutura  foram projetados para serem expostos, de modo que transmitem a sensação de solidez e segurança, além de reduzir os custos desnecessários de acabamento.

© Spaceshift Studio

Uma das características do projeto que gostaríamos de mencionar são as prateleiras de bambu que foram instalados ao longo de todo o comprimento do edifício para proporcionar espaço para vasos de flores coloridas que os alunos devem cuidar. As prateleiras servem como medida de segurança impedindo que as crianças caiam, bem como para criar uma atmosfera encantadora, tanto fora como dentro do edifício. Os vasos de flores representam a nossa mensagem para lembrar as crianças que, apesar das duras e cruéis realidades provocadas por catástrofes naturais, a natureza também pode trazer-lhes a beleza e alegria para todos os dias de suas vidas.

© Spaceshift Studio
Croquis
© Spaceshift Studio

Originalmente publicado em Fevereiro 04, 2016

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chiang Rai, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Pós-Desastre Bann Huay San Yaw / Vin Varavarn Architects" [Bann Huay San Yaw- Post Disaster School / Vin Varavarn Architects] 06 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781513/escola-pos-desastre-bann-huay-san-yaw-vin-varavarn-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.