Blocos Habitacionais Puukuokka / OOPEAA

Blocos Habitacionais Puukuokka / OOPEAA - Mais Imagens+ 42

Jyväskylä, Finlândia
  • Arquitetos: OOPEAA; OOPEAA, Juha Pakkala (construction stage),
 Iida Hedberg (design process stage), Jussi-Pekka Vesala (master plan stage)
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  18650
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Kone, Lumon, Parmarine, Profin, Siparila, Stora Enso
  • Client: Lakea Oy
  • Engineering: Engineering Pertti Ruuskanen Oy / Pertti Ruuskanen , SWECO rakennetekniikka Oy/ Heikki Löytty and Lauri Lepikonmäki, A-Insinöörit Oy / Toni Kekki 
  • Building Technology: Engineering Koski-Konsultit Oy / Matti Peltovuori 
  • Landscape Architect: VSU landscape architects / Tommi Heinonen 
  • Fire Consulting: KK-palokonsultti Oy 
  • Others: Firecon, Firecon Group Oy / Seppo Hovila, Vahanen Oy / Tommi Forsberg, Jwood Oy / Jouni Liimatainen
  • Arquiteto Encarregado: Anssi Lassila
  • Arquitetos : Juha Pakkala (construction stage),
 Iida Hedberg (design process stage), Jussi-Pekka Vesala (master plan stage)
  • Outros Membros Da Equipe: Teemu Leppälä, Mia Salonen, Teemu Hirvilammi, Hanna-Kaarina Heikkilä, Santtu Hyvärinen
  • Cidade: Jyväskylä
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
© Mikko Auerniitty

Descrição enviada pela equipe de projeto. Puukuokka é o primeiro edifício de apartamentos com oito pavimentos construído em madeira na Finlândia. Desenvolvido em colaboração com Lakea, o projeto é um trio de volumes eficientes energicamente, com uma trama de madeira de vários pavimentos no subúrbio de Jyväskylä Kuokkala, no bairro onde fica a igreja de Kuokkala, que também foi projetada pelo escritório OOPEAA.

Diagram

O complexo de apartamentos Puukuokka é composto de três edifícios de 6 a 8 pavimentos. O primeiro edifício já está terminado, e os outros dois serão construídos nos próximos anos. O complexo conta com 150 apartamentos e uma superfície total de aproximadamente 10000 metros quadrados. Os edifícios são compostos por elementos cúbicos modulares prefabricados de madeira laminada cruz (CLT), que utilizam o conceito urbano de vários apartamentos desenvolvidos pelo Stora Enso. Projetado em colaboração com o Departamento de Planejamento da cidade de Jyväskylä, o projeto melhorará visualmente a paisagem urbana e, ao mesmo tempo, oferecer residências acessíveis, eco-eficientes, que são facilmente adaptáveis às necessidades que mudam com o passar do tempo.

© Mikko Auerniitty

No lado do pátio, a fachada de madeira lariço foi deixada sem tratamento. A fachada que enfrenta a rua recebeu um tratamento com uma capa de pintura escura. Ainda no lado do pátio, a fachada tem um jogo dinâmico de varandas projetadas, enquanto que a maioria delas esta retraída e provida de portas de correr de vidro que cobram todo o comprimento e altura da parede interior e a abertura das vistas à paisagem circundante. Existe um sentido de abertura e riqueza luminosa também nas circulações comuns da construção. As circulações são mais amplas do que o habitual e oferecem uma série ritmicamente disposta de vistas que se abrem à paisagem dos bosques e colinas dos arredores. A distribuição dos apartamentos foi feita de maneira eficiente. A presença da madeira nas superfícies interiores fornece um elemento de qualidade e acolhimento aos espaços de vida. O edifício se caracteriza por uma fina qualidade geral nas superfícies de madeira e por seus detalhes simples, mas cuidadosamente planejados.

© Mikko Auerniitty

O uso de elementos prefabricados modulares garantiu um alto nível uniforme de qualidade e reduziu ao mínimo os atrasos e outros problemas relacionados ao clima durante o processo de construção. Os elementos cúbicos modulares de madeira laminada são adaptáveis, leves e prontos para instalação. As peças de CLT servem, tanto como suporte de carga, quanto elemento de reforço, assim como barreira de vapor e isolamento térmico parcial. Com isso, a necessidade de juntas e montante de material é menor do que em edifícios convencionais feitos em madeira. Também há um menor risco de defeitos de instalação e a estrutura modular é mais estável em relação aos problemas de umidade.

© Mikko Auerniitty
Planta 04
© Mikko Auerniitty

Os apartamentos piloto do Puukuokka são de baixo custo e com um modelo de financiamento de baixo risco para os compradores. Depois de alugar um apartamento por 20 anos, o ocupante torna-se proprietário. Antes de se mudar, o futuro proprietário paga uma cota inicial modesta (7% do valor total do apartamento). O valor restante é coberto por um empréstimo bancário garantido pelo Estado. O ocupante paga o empréstimo em forma de renda durante o período de 20 anos, depois do qual se torna proprietário. O preço de venda é negociado e acordado quando o contrato de aluguel é assinado.

© Mikko Auerniitty

Axonométrica

© Mikko Auerniitty

© Mikko Auerniitty

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:40100 Jyväskylä, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Blocos Habitacionais Puukuokka / OOPEAA" [Puukuokka Housing Block / OOPEAA] 09 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781442/blocos-habitacionais-puukuokka-oopeaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.