Artistas sírios constroem réplicas dos monumentos destruídos pela guerra em seu país

Ao longo dos quatro anos de guerra na Síria, muitos dos antigos monumentos e artefatos do país foram demolidos pelo ISIS e pelas bombas sírias lançadas sobre militantes islâmicos. Em agosto, o Estado Islâmico destruiu Palmyra, uma antiga colônia romana de mais de dois mil anos.

Neste contexto, um grupo de artistas sírios refugiados na Jordânia, com o apoio das Nações Unidas, tem se dedicado a salvar algumas memórias dos artefatos destruídos em seu país. Desde novembro de 2014, estes artistas vêm construindo modelos em miniatura da arquitetura antiga da Síria para um projeto conhecido como "Syria History and Civilization". 

Modelo de Norias de Hama. Cortesia de UNHCR Tracks

"Os artefatos que foram destruídos são uma perda para todo o mundo, não apenas para a Síria", comentou o coordenador do projeto, Ahmad al-Hariri, ao Buzzfeed News. "O objetivo é preservar nosso patrimônio e provar nossa identidade, e a mensagem mais importante é acabar com a guerra," Ele diz que o projeto é importante porque algumas crianças refugiadas nunca sequer chegaram a ver sua terra natal. Os monumentos podem levar de 15 dias a três meses para serem concluídos, dependendo dos recursos disponíveis no momento.

Réplica da ponte suspensa Deir ez-Zor. Cortesia de UNHCR Tracks

Ismail Hariri,um artista refugiado, disse que o projeto o ajudou a redescobrir sua paixão pela arte, segundo o UNHCR. Hariri era um designer de interiores antes de ser relocado para o Campo Za'atari em 2013 com sua esposa e sete filhos. Seu projeto favorito é um modelo do Portal de Nabatean que esculpiu a partir da rocha original do monumento.

Réplica da estátua de Ayyubid Sultan Saladin. Cortesia de UNHCR Tracks

Os projetos foram realizados com uma ampla variedade de materiais, incluindo pedra local, poliestireno, madeira descartada, rochas vulcânicas e mesmo espetos de kebab. Até o momento, os artistas construíram modelos da ponte suspensa de Deir ez-Zor que transpassa o rio Eufrates, da Mesquita de Umayyad em Damasco,  do Portal de Nabatean, do arco de Bosra e uma estátua do militar e líder político Ayyubid Sultan Saladin, entre outros monumentos

Via UNHCR e Buzzfeed News

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Artistas sírios constroem réplicas dos monumentos destruídos pela guerra em seu país" [Syrian Artists Build Replicas of Country’s Destroyed Monuments] 04 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781367/artistas-sirios-constroem-replicas-dos-monumentos-destruidos-pela-guerra-em-seu-pais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.