Popocatepetl 143 / HGR Arquitectos

Popocatepetl 143 / HGR Arquitectos - Mais Imagens+ 18

Cidade do México, México
  • Arquitetos: HGR Arquitectos; HGR Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3685
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Projeto Executivo: Rodrigo Durán, Cocoy Arenas
  • Design Gráfico: Leolab
  • Desenvolvimento: Ciudad Vertical
  • Projeto Estrutural: Mata y Triana Ingenieros Consultores
  • Instalações: zMP Instalaciones
  • Arquiteto Responsável: Marcos Hagerman
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Diana Arnau

Popocatepetl 143 é um edifício habitacional de 42 apartamentos localizados no eixo 8 Sul Popocatepetl, número 143, colonia Portales sur, delegación Benito Juárez, México D.F. C.P. 03300. 

Corte T1

O projeto implanta-se num terreno retangular de 544,20 m², localizado na esquina do Eixo 8 Sul Popocatepetl com Monrovia. O projeto consta de um edifício de 8 pavimentos e um subsolo. O subsolo e o térreo destinam-se a estacionamentos e saguão, enquanto os outros 7 níveis são destinados a apartamentos, com um total de 42 habitações.

© Diana Arnau

O edifício conta com 2 volumes (um exterior e um interior) para que todos os espaços tenham iluminação e ventilação natural. O pátio central abre-se para a rua para poder ampliar as vistas dos apartamentos internos. Dado que o Eixo 8 é uma avenida com muito ruído, tentou-se fechar o máximo possível a fachada para essa avenida, deixando unicamente a ventilação dos banheiros.

© Diana Arnau

Para isolar dos ruídos, todos os dormitórios dos apartamentos abrem-se para o pátio central, enquanto as áreas comuns e serviços dos apartamentos exteriores abrem-se à rua.

© Diana Arnau

Por estar localizado numa esquina muito importante da zona, tratou-se de desenhar uma fachada sóbria que não rompesse com o estilo do bairro. Para ajudar na parte acústica, todas as fachadas do edifício são de concreto armado com janelas pequenas que fazem um jogo de repetição com as fôrmas moduladas de concreto.

© Diana Arnau

Da mesma forma, propuseram-se varandas espaçosas com gradis, que permitem uma maior passagem de luz para os apartamentos. Para contrastar com as fachadas de concreto colocou-se em cada varanda um jogo de madeira e vasos que adicionar cor e movimento para as fachadas.

Planta Tipo

O funcionamento do edifício é composto por duas torres com um pátio central de iluminação respeitando a área livre necessária. A circulação vertical e escadas de emergência são divididas em 4 núcleos, dois para cada torre. Conta também com dois saguões no piso térreo localizado no nível +/- 0,00 m que estão diretamente comunicados com cada núcleo de circulação vertical.

© Diana Arnau

Nas passarelas que ligam as duas torres foram instaladas floreiras que, com a ajuda de tensores, geram uma parede verde ao longo de todas as pontes que ajuda a dar mais privacidade aos apartamentos.

© Diana Arnau

Em cada nível são acomodados 6 apartamentos de 62-65 metros quadrados. Cada um é composto por um espaço de estar / jantar / cozinha com área de serviço e despensa e dois dormitórios com banheiros. Nenhum apartamento é diretamente adjacente a outro graças à circulação vertical (e algumas áreas de serviço), que separam esses espaços.

© Diana Arnau

O estacionamento é solucionado através do uso de elevadores triplos, com os quais atinge-se uma capacidade de 47 vagas, resolvendo a alta demanda em um terreno pequeno. O telhado do edifício tem uso privado de jardim do telhado para os apartamentos do nível superior.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Popocatépetl 143, Portales Nte, 03300 Cidade do México, D.F., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Popocatepetl 143 / HGR Arquitectos" [Popocatepetl 143 / HGR Arquitectos] 01 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781295/popocatepetl-143-hgr-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.