Casa do Gerês / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design

Casa do Gerês / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Imagem 1 de 19
© Hugo Carvalho Araújo

Casa do Gerês / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Imagem 2 de 19Casa do Gerês / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Imagem 3 de 19Casa do Gerês / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Imagem 4 de 19Casa do Gerês / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Imagem 5 de 19Casa do Gerês / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Mais Imagens+ 14

Vieira do Minho, Portugal
  • Arquitetos: Carvalho Araújo
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lunawood
  • Equipe: José Manuel Carvalho Araújo, Joel Moniz, Leandro Silva, Ana Vilar, André Torres, Mafalda Santiago, Sandra Ferreira
  • Arquitetura Paisagista: João Bicho e Joana Carneiro, Arquitectos Paisagistas, Lda
  • Estruturas: Metaloviana - Metalúrgica de Viana, S.A
  • Instalações Elétricas: LAM, Lda
  • Certificação Energética: GASAIR
  • Acústica: VAGAENG
  • Construtor: PEDRALBET
  • Cidade: Vieira do Minho
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Gerês / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Imagem 4 de 19
© Hugo Carvalho Araújo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Gerês localiza-se numa encosta íngreme do Vale da Caniçada onde existia uma pequena habitação e um ribeiro. A construção existente na cota superior do terreno, eventualmente sujeita a pequenas derrocadas, determinou a deslocalização da nova construção e, consequentemente, a demolição da existente.

Casa do Gerês / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Imagem 6 de 19
© Hugo Carvalho Araújo
Casa do Gerês / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Imagem 13 de 19
Implantação
Casa do Gerês / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Imagem 8 de 19
© Hugo Carvalho Araújo

A nova construção relaciona-se com o terreno de uma forma bastante espontânea, tirando partido da pendente acentuada, do pequeno ribeiro e da vista privilegiada sobre a paisagem. O acesso é feito a partir da cota superior, garantindo uma vista ampla sobre o terreno e sobre a cobertura da casa, que se encastra no terreno como uma rocha. Mas é no seu interior que a amplitude visual permite (re)descobrir o terreno que se projeta encosta abaixo, marcado pelo percurso irregular do ribeiro que forma um pequeno lago na cota mais baixa.

Casa do Gerês / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Imagem 5 de 19
© Hugo Carvalho Araújo

O edifício estrutura-se em dois elementos, um volume elevado de madeira que assenta numa base de betão, que se projeta sobre o terreno e sobre a linha de água. A utilização destes dois materiais prolonga-se no interior da habitação, onde não se procura um programa convencional, mas antes espaços amplos, funcionais e polivalentes, onde o lazer e o trabalho se confundem.

Casa do Gerês / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Imagem 9 de 19
© Hugo Carvalho Araújo

O espaço social da casa assume especial protagonismo, materializado num grande salão central que se prolonga para o exterior através de uma grande varanda. A cozinha e serviços dispõem-se no mesmo piso do salão e o programa mais íntimo surge num segundo nível, relacionando-se com o anterior sob a forma de mezzanine.

Casa do Gerês / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design - Imagem 12 de 19
© Hugo Carvalho Araújo

Originalmente publicado em Janeiro 25, 2016. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Gerês / Carvalho Araújo, Arquitectura e Design" [Gerês House / Carvalho Araújo] 19 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780894/casa-do-geres-carvalho-araujo-arquitectura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.