Casa Puinhuis / FELT

Casa Puinhuis / FELT - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: FELT; FELT
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Filip Dujardin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Kinnasand
© Filip Dujardin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos arredores da cidade belga de Ghent encontramos uma reforma idiossincrática de uma clássica casa flamenca.

Cortesia de FELT

O edifício original foi envolvido em uma nova envoltória, delineando o novo volume. Com apenas três fachadas, o edifício está situado no final de uma fileira de casas. Esta posição única proporciona três oportunidades diferentes de insolação na casa, uma vista panorâmica de 270° e seu próprio jardim secreto. A fachada frontal é uma interação de do ritmo clássico e reboco branco das edificações adjascentes. Em contraste, a fachada lateral é altamente específica, cumprindo seu papel de elemento de esquina para toda a rua. Seu formato ainda remete às fachadas brancas das edificações antigas, mas o revestimento vertical branco e uma série de janelas quadradas aparentemente aleatórias marcam sua singularidade.

Cortesia de FELT

Um quebra-cabeça de tipos de habitação pode ser encontrado dentro do volume. No antigo edifício, três estúdios estão organizados em torno de uma escada que leva para a rua, enquanto a extensão foi adotada como casa da família com acesso separado na lateral. O térreo é reservado para uma garagem, hall e escritório que conta com uma abertura até o jardim de pedra harmoniosamente projetado. Toda a extensão da largura e da profundidade do primeiro pavimento é ocupado pela sala de estar e ladeada por um amplo terraço no lado sul. O segundo pavimento abriga os quartos, enquanto o pavimento superior é concebido como uma espécie de "ninho de pássaros". Um espaço versátil que pode servir como oficina, quarto ou santuário privado contendo um pequeno espaço exterior onde se pode desfrutar das belas vistas sobre o rio nas proximidades e admirar o pôr-do-sol.

Planta
Axonométrico

Toda a reforma foi calcada no conceito do 'morar sustentável'. Isso significa um projeto alinhado para uma vida longa, indicando acessibilidade total para cadeirantes, a presença de um elevador, entre outros. A longo prazo isso significa traduzir para uma arquitetura orientada que permite que o edifício híbrido construa novos anexos e divisões internas. Ao longo do tempo, o edifício pode ser ajustado de acordo com a composição tipológica vigente; o pavimento principal pode ser alugado para um consultório médico ou ainda o pavimento do 'ninho de pássaros' pode ser incorporado ao pavimento superior para criar um luxuoso apartamento de cobertura.

© Filip Dujardin

As premissas do projeto não eram limitados apenas ao edifício, mas abrangeu o paisagismo do jardim e todos os interiores. Os arquitetos ainda adaptaram alguns dos móveis para o projeto, ecoando as mesmas decisões claras feitas durante todo o processo de projeto de reforma.

Cortesia de FELT

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Puinhuis / FELT" [Puinhuis / FELT] 19 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780452/casa-puinhuis-felt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.