O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Parlamento português oferece ajuda para reconstruir Museu da Língua Portuguesa

Parlamento português oferece ajuda para reconstruir Museu da Língua Portuguesa

Parlamento português oferece ajuda para reconstruir Museu da Língua Portuguesa
Parlamento português oferece ajuda para reconstruir Museu da Língua Portuguesa, Estação da Luz que abriga o Museu da Língua Portuguesa. Image © Rodrigo Soldon, via Flickr. CC
Estação da Luz que abriga o Museu da Língua Portuguesa. Image © Rodrigo Soldon, via Flickr. CC

O Parlamento de Portugal se mostrou disposto a colaborar, "nas medidas das capacidades", para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, que teve suas instalações destruídas por um incêndio no dia 21 de dezembro.

Por meio da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, o Parlamento emitiu uma deliberação, aprovada por unanimidade, em que afirma que, desde a sua inauguração, em 20 de março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa transformou-se "numa referência fundamental" na lusofonia. Os deputados acreditam que a medida exalta a "a união em torno da expressão em língua portuguesa no mundo". O documento será enviado, por via diplomática, às autoridades brasileiras.

Segundo a posição dos parlamentares, o papel que o espaço exercia há quase dez anos era essencial para a valorização, promoção e difusão da língua portuguesa. Para eles, o museu foi bem-sucedido ao "inovar no plano da divulgação de conteúdos baseadas na utilização das novas tecnologias de informação, com recursos interativos que em muito contribuíram para a assinalável e permanente adesão de milhões de visitantes interessados no conhecimento do universo da língua e das culturas que se exprimem em português."

Museu da Língua Portuguesa #incendio #saopaulo #museudaliguaportuguesa #pinacotecasp #vejasp

Uma foto publicada por Cicero Fernandes (@c_fsilva) em

Após o incêndio, o governo do estado de São Paulo garantiu que o espaço será reconstruído e que o acervo, por ser digital, foi preservado e tem cópias das obras guardadas. O museu, que se localiza no prédio histórico da Estação da Luz, na área central da cidade de São Paulo, tem por objetivo valorizar e difundir a língua portuguesa. Por isso, é também conhecido por Estação Luz da Nossa Língua.

Via O Povo

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Parlamento português oferece ajuda para reconstruir Museu da Língua Portuguesa" 09 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780065/parlamento-portugues-oferece-ajuda-para-reconstruir-museu-da-lingua> ISSN 0719-8906