David Chipperfield é selecionado para restaurar a cervejaria Bötzow em Berlim

O escritório David Chipperfield Architects divulgou planos de transformar a antiga cervejaria Bötzow em Berlim em uma nova "atração pública". Localizada próximo à Alexanderplatz, o equipamento industrial de 24 mil metros quadrados foi a primeira sede da cervejaria Bötzow em 1885, porém, durante a Segunda Guerra Mundial teve sua estrutura severamente danificada.

Com o novo masterplan, Chipperfield planeja restaurar as estruturas restantes do século XIX e acrescentar três novos edifícios - todos voltados para uma praça pública - que proporcionarão espaços para uma nova cervejaria, uma galeria de arte, restaurantes, um centro de inovação médica, um hotel e outros programas. A construção tem conclusão prevista para 2019. 

© Reindeer Renderings para David Chipperfield Architects

Dos arquitetos: Após a severa destruição durante a Segunda Guerra Mundial, o edifício nunca foi reconstruído. Desde seus primórdios, mais de 150 anos atrás, a família Bötzow conquistou grande importância por dirigir uma cervejaria moderna e um agradável ambiente de trabalho. A arquitetura do conjunto refletia estes valores, incorporando um jardim público próximo aos edifícios industriais que formavam uma praça central. O masterplan busca perpetuar a singularidade do conjunto, criando uma nova identidade para o terreno de 24 mil metros quadrados e transformando a cervejaria Bötzow em uma nova atração pública na cidade. 

© Reindeer Renderings para David Chipperfield Architects

Os edifícios existentes serão restaurados e três novos volumes ampliarão o conjunto, fazendo referência aos edifícios mais antigos. O térreo da cervejaria será reconectado à cidade. Seguindo este exemplo histórico, o térreo receberá dois novos programas públicos: um jardim e uma praça central.

© Reindeer Renderings para David Chipperfield Architects
© Reindeer Renderings para David Chipperfield Architects

A companhia de tecnologia médica Ottobock dará sequência à tradição com a cervejaria, combinando mais uma vez empreendedorismo com lazer no conjunto  Bötzow. O  Ottobock Future Lab, que será construído no térreo do conjunto, será a segunda sede da companhia na cidade. 

© Reindeer Renderings para David Chipperfield Architects
  • Arquitetos

  • Localização

    Berlim, Alemanha
  • Arquitetos resposnáveis

    Christoph Felger, Harald Müller
  • Arquitetos do projeto

    Ulrich Goertz, Diana Schaffrannek, Peter von Matuschka
  • Cliente

    Bötzow Berlin GmbH & Co. KG
  • Área

    29.500m²
  • Ano do projeto

    2019
  • Fotografias

    Reindeer Renderings para David Chipperfield Architects, David Chipperfield Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Rosenfield, Karissa. "David Chipperfield é selecionado para restaurar a cervejaria Bötzow em Berlim" [David Chipperfield to Restore Berlin's Bötzow Brewery] 09 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779872/david-chipperfield-e-selecionado-para-restaurar-a-cervejaria-botzow-em-berlim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.