Proposta vencedora do EUROPAN 13: Nice to 'Sea' You / A Coruña

Há alguns dias publicamos o resultado do EUROPAN 13, o prêmio de arquitetura e e urbanismo com maior participação na Europa. Apresentamos agora com mais detalhes a proposta Nice to 'sea' you, um dos projetos vencedores internacionais.

Liderada por Flu-or (Juan M. Salgado, Yago Liste, Luis Santalla) junto a Vanesa Veira e Alba González, Nice to 'sea' you é um "programa de ativação urbana com iniciativas públicas e privadas", com um especial interesse em converter a área costeira entre dois bairros da cidade espanhola de A Coruña em uma região produtiva. 

Mais detalhes a seguir.

Proposta vencedora do EUROPAN 13: Nice to 'Sea' You / A Coruña - Mais Imagens+ 3

Courtesia de Flu-or + Vanesa Veira + Alba González

Dos arquitetos: Nice to 'sea' you  é um programa de ativação urbana com inciativas públicas  e privadas focadas em um âmbito de atuação que compreende dois bairros: As Xubias e A Pasaxe,  com 2% da população de A Coruña, localizados entre dois focos urbanos desenvolvidos. Este programa transformará a área em uma região produtiva. 

Courtesia de Flu-or + Vanesa Veira + Alba González

A área de trabalho é definida por uma topografia abrupta e limitada por três linhas: a Av. do Pasaxe, a via de trem e a orla marítima. Trata-se de um ecossistema onde se sobrepõem dois níveis, um metropolitano, representado pela existência de grandes vias de comunicação e equipamentos públicos de escala territorial organizados sem ordem aparente. O outro nível se relaciona mais com a vida do estuário e o bairro de las Xubias. Estes dois níveis mostram uma desconexão entre si e o entorno. 

O programa de ativação começa com determinadas operações de conexão planejadas por fases. No sentido longitudinal se resolve o problema dos estacionamentos, são propostas duas paradas para o trem e uma rede de passeios peatonais. No sentido transversal está a ponte de Santa Crisina e a conexões dos equipamentos sanitários. Estas medidas transformarão o bairro de As Xubias em uma nova centralidade urbana livre de automóveis. 

Courtesia de Flu-or + Vanesa Veira + Alba González

Planejam-se iniciativas públicas que melhores as condições das moradias existentes, que atraiam uma nova população e que, ao mesmo tempo, se reloquem os moradores dos assentamentos ilegais. As novas edificações estarão associadas à produção e descontaminação do estuário, novas estufas e zonas de cultivo.

Prancha #02. Courtesia de Flu-or + Vanesa Veira + Alba González

Acreditamos que esta é uma intervenção necessária que se completará com projetos pontuais nas duas áreas de atuação definidas no edital do concurso.

O parque produtivo de A Pasaxe será um espaço para novos eventos focado principalmente no edifício recuperado. A orla será transformada em uma wetland para o tratamento de água, formando parte da trama de caminhos propostos e convertendo-se em uma nova zona verde em relação com o mar.

O caráter produtivo se mantém na tipologia proposta, que é capaz de crescer e se transformar. 

Prancha #03. Courtesia de Flu-or + Vanesa Veira + Alba González
  • Arquitetos

    Flu-or, Vanesa Veira, Alba González
  • Localização

    A Coruña, A Coruña, Espanha
  • Colaboradores

    Ander Bados, Antonio Antequera, David Mariño
  • Equipe Flu-or

    Juan Miguel Salgado, Yago Liste, Luis Santalla
  • Área

    20.572 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

    Cortesia de Flu-or + Vanesa Veira + Alba González

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Valencia, Nicolás. "Proposta vencedora do EUROPAN 13: Nice to 'Sea' You / A Coruña" [Ganador EUROPAN 13: Nice to 'Sea' You / A Coruña] 29 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779518/proposta-vencedora-do-europan-13-nice-to-sea-you-a-coruna> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.