6 ideias de e para arquitetos na lista das 25 invenções de 2015 da TIME Magazine

Hoje em dia, inovações acontecem a uma velocidade jamais vista. E enquanto a maior parte das ideias pode ter um impacto pequeno antes de cair no esquecimento, algumas invenções se tornam realmente importantes em seus campos de influência. Nosso campo, claro, é a arquitetura, e este ano não foram poucas as inovações que podem mudar nossas vidas para sempre. Na lista anual das invenções do ano da TIME Magazine, pelo menos seis delas podem ter grande impacto no mundo da arquitetura, entre elas, inovações no próprio campo da arquitetura, mas também ideias que podem mudar o modo como projetamos e experienciamos os espaços. Saiba mais sobre estes projetos e o que eles podem significar para nosso futuro, a seguir.

Invenções no campo da arquitetura

The Lowline / Dan Barach and James Ramsey

Protótipo para o Lowline. Imagem via screenshot of Lowline Video from The Spaces

A ideia de Dan Barach e James Ramsey de construir um parque em uma estação de metrô abandonada já é conhecida desde 2011, quando os idealizadores angariaram US$ 150 mil  através de uma campanha de financiamento coletivo para construir um protótipo. O sistema emprega um dispositivo único de coleta de luz do sol que filtra a luz natural através de fibra ótica para iluminar os espaços subterrâneos.

Star Apartments / Michael Maltzan Architecture

Star Apartments / Michael Maltzan Architecture. Imagem © Michael Maltzan Architecture, Inc.

Projetados por Michael Maltzan para o Skid Row Housing Trust de Los Angeles, o layout dos Star Apartments cria uma atmosfera de vila para a comunidade sem-teto de Los Angeles. O complexo conta com uma clínica médica no térreo, um jardim, pistas para corrida e salas de aula, alem de 9.500 m² de apartamentos.

Aeroporto de Drones / Foster + Partners

Grandes tecnologias tecnológicas como a Google e a Amazon já empregam drones em serviços de entrega há alguns anos. No entanto, a primeira infraestrutura para serviços de entrega com drones não será construída no mundo ocidental "desenvolvido", mas em Ruanda, onde três "aeroportos de drones" projetados por Norman Foster transportarão alimentos e remédios até regiões de difícil acesso.

Invenções que podem mudar o modo como projetamos e experienciamos o espaço

Microsoft HoloLens

Microsoft HoloLens. Imagem via screenshot of Microsoft HoloLens Video

Combinação do Google Glass e do Oculus Rift, o Microsoft HoloLens consiste em um óculos de lente transparente com capacidades de projeção holográfica, permitindo a mais completa demonstração de "realidade aumentada" já realizada. A tecnologia já está sendo usada pela NASA para recriar a superfície do solo de Marte, mas não é difícil imaginar arquitetos incorporando este novo dispositivo em seu dia a dia.

Google Cardboard

Google Cardboard. Imagem via the Google Cardboard Website

Além do HoloLens, a realidade virtual deu grandes passos no último ano. Mas enquanto a tecnologia da Microsoft é inovadora em suas funções, o Google Cardboard é revolucionário por sua acessibilidade. Este dispositivo DIY é gratuito e pode ser montado com poucos materiais e instruções fornecidas pela Google.

Apple Pencil (com iPad Pro)

Apple Pencil. Imagem via screenshots from Apple's Launch Event

Telas de tablet para desenho já existem há algum tempo, mas a estreia da Apple no mundo do desenho trouxe uma incrível precisão para ilustradores e arquitetos. A Apple Pencil funciona como um lápis sobre papel - pode-se alcançar diferentes tons e espessuras de pena dependendo da pressão exercida e do ângulo do lápis. Além disso, o Apple Pencil pode ser usado em conjunto com programas CAD de computador.

Veja a lista completa da TIME aqui.

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "6 ideias de e para arquitetos na lista das 25 invenções de 2015 da TIME Magazine" [6 Designs By And For Architects that Made TIME's 25 Inventions of the Year] 27 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779376/6-ideias-de-e-para-arquitetos-entre-as-25-invencoes-de-2015-da-time> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.