Casa Pampa / Mariana Palacios

Casa Pampa / Mariana Palacios - Imagem 2 de 26Casa Pampa / Mariana Palacios - Imagem 3 de 26Casa Pampa / Mariana Palacios - Imagem 4 de 26Casa Pampa / Mariana Palacios - Imagem 5 de 26Casa Pampa / Mariana Palacios - Mais Imagens+ 21

Pocho, Argentina
  • Colaboradores: Verónica Oddone e Javier Sánchez
  • Cidade: Pocho
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pampa / Mariana Palacios - Imagem 2 de 26
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Pampa de Pocho é imponente, apaixonante por sua monocromia absoluta e silêncio. Esta casa é construída neste entorno, três grandes pedras a protegem dos fortes ventos e de tanta imensidão.

Casa Pampa / Mariana Palacios - Imagem 14 de 26
© Gonzalo Viramonte

A ideia principal está presente num gesto preto no horizonte, apenas isso. E que a volumetria de forte geometria se diferencie dos maciços rochosos da área, mas que a cor preta da chapa acompanhe os tons pétreos da pampa.

Casa Pampa / Mariana Palacios - Imagem 18 de 26
© Gonzalo Viramonte

Por se tratar de uma área inóspita climaticamente (muito fria, seca e com fortes ventos); e distante de qualquer população, com acessos difíceis e sem mão de obra especializada em construção; a escolha do sistema construtivo se transformou numa peça chave do projeto. Optou-se por um sistema industrializado que permitiria um fácil transporte dos materiais e um montagem sob condições físicas desfavoráveis.

Casa Pampa / Mariana Palacios - Imagem 19 de 26
Planta Baixa

A residência se fecha ao sul, onde encontra-se o acesso; e se abre para o norte, descobrindo a grandeza das serras e captando toda a luz e calor possível. No interior, dois pátios acompanham a circulação; um maior que se abre para a churrasqueira e outro mais estreito, de cactus autóctones, que ilumina o corredor dos dormitórios.

Casa Pampa / Mariana Palacios - Imagem 13 de 26
© Gonzalo Viramonte

A pedra utilizada é da zona (único material que requereu o uso de água); a água chega através do bombeamento a partir de uma vertente próxima e a iluminação é fornecida por energia solar.

Casa Pampa / Mariana Palacios - Imagem 15 de 26
© Gonzalo Viramonte

O resultado deste projeto foi dar escala ao habitar e celebrar em cada espaço as vistas formidáveis da natureza.

Casa Pampa / Mariana Palacios - Imagem 7 de 26
© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pampa / Mariana Palacios" [Pampa House / Mariana Palacios] 23 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779314/casa-pampa-mariana-palacios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.