Exposição "Habitar Portugal 12-14"

A Ordem dos Arquitectos de Portugal promove, do dia 18 de fevereiro do próximo ano, a abertura da exposição "Habitar Portugal 12-14", que reúne as obras selecionadas pelo comissariado para esta edição do evento. A mostra permanecerá aberta ao público na Galeria Municipal do Porto até o dia 25 de abril.

O Habitar Portugal 12-14 pretende ser um olhar sobre a produção arquitetônica portuguesa do último triênio a partir de um ponto de vista que articula duas ideias fundamentais. A primeira decorre do momento que o país vive a que a produção de arquitetura não está alheia. O tema proposto - está a arquitetura sob resgate? - estabelece um contexto onde situar as obras e um enquadramento para as poder ver e analisar. Este é o pano de fundo do espaço onde, ao longo deste tempo, acontecem as práticas arquitetônicas em Portugal cuja maior ou menor presença o HP vai tratar de analisar.

O Habitar Portugal é uma seleção, uma escolha das obras de arquitetura que, a partir de vários programas, lugares, escalas ou condições, se consideram desde o ponto de vista de cada um dos seus comissariados, exemplares, no seu tempo e na sua condição. Esta é a quinta edição do Habitar Portugal o que significa que esta iniciativa acumulou um acervo de cerca de 400 obras ao longo de 15 anos de existência que deve ser valorizado.

Os registros desse acervo permitem estabelecer pontos de comparação com a situação atual, as potenciais transformações na prática projetual ou construtiva afetada pelas condições de austeridade e escassez provocadas pelo resgate da Troika. É essa a segunda ideia fundamental, trazer à luz um palimpsesto que resulta das obras que fizeram parte das quatro edições anteriores e assim encontrar os registos que o lastro que elas deixaram faz emergir em contraste ou continuidade com o momento que vivemos. Crise, resgate epalimpsesto são as marcas da condição atual, estão presentes no quotidiano e na paisagem do país onde hoje vivemos. Que impacto têm na arquitetura em Portugal?

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição "Habitar Portugal 12-14"" 24 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779243/exposicao-habitar-portugal-12-14> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.