Pavilhão ENEL / Piuarch

Pavilhão ENEL / Piuarch - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Piuarch; Piuarch
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Experiência Visual : To Do – h+ - (H) Films
  • Projeto De Sistemas (Mep): ESA Engineering
  • Projeto Estruturas: FV Progetti
  • Projeto áreas Verdes: Cornelius Gavril
  • Orçamentos, Especificações Técnicas E Segurança: GAD Studio
  • Cliente: ENEL
  • Arquitetos Responsáveis: Francesco Fresa, Germàn Fuenmayor, Gino Garbellini, Monica Tricario
  • Equipe De Projeto: Gianni Mollo, Marco Dragoni, Davide Fascione, Enrico Pellegrini, Jenny Spagnolatti, Gianluca Iannotta, Alessandro Leanti, Santiago Trujillo, Anna Zauli
  • Cidade: Milão
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Andrea Martiradonna

O conceito

Ao projetar o Pavilhão ENEL para a Expo Milão 2015, Piuarch queria expressar o conceito do 'compartilhamento de energia' em um tema arquitetônico, com a criação de um volume virtual: um lugar, gerado por uma rede onde 650 vetores de policarbonato são enxertados. A disposição destes elementos verticais em constante mudança definem o volume iluminado que dentro de si abrange uma série de outros volumes e pátios verdes.

© Andrea Martiradonna

A Estrutura da Rede Inteligente

O pavilhão ocupa uma área de 900 m², com vista para a Decumano (estrada leste-oeste principal). A matriz inicial do projeto é a rede inteligente que ENEL criou para alimentar de energia o local da Expo. O elemento básico do espaço - ambos conceitual e estruturalmente - é a malha, que pode ser vista no chão. É exatamente esta malha que através de uma rede criada com elementos metálicos, que transportam a distribuição de energia eléctrica e o fluxo de dados, transmite a noção de compartilhamento de energia. Esta rede está espalhada pelo chão e dá ao sistema um padrão ondulado. Enxertadas na rede estão vectores que representam as terminações nervosas do sistema. Feito de tubos de policarbonato transparente com um diâmetro de 150 mm e uma altura que varia entre 5,3 e 7 metros, os vetores criam uma floresta virtual, iluminado por uma série de luzes LED colocada no grid.

Maquete 3D

Interação e Percepção

A interação entre o visitante e o ambiente é parte fundamental do conceito. A percepção que os visitantes têm no volume virtual modifica continuamente em relação ao ponto de observação e o movimento das pessoas: o alinhamento, a falta dele, ou a sobreposição dos elementos verticais produzem uma mudança constante da percepção dos visitantes do espaço. A vibração produzida pela variação da luz acentua o efeito cinético.

© Andrea Martiradonna

O projeto também propõe um divertido aspecto que permite que os visitantes adentrem livremente na floresta e interajam com os vetores através de situações inesperada de luz e som. O verde possui um papel importante no contexto geral da experiência: nos pátios densamente vegetados e nas áreas ao redor do pavilhão, uma grande variedade de plantas e ervas utilizadas pertencem do "Jardim Mediterrâneo". Repletos de cor, de texturas e de flores, foram projetados para se adaptar às diferentes estações do ano, expressando sua mensagem durante toda a duração da Expo. 

© Andrea Martiradonna

A experiência da visita

Uma passarela elevada é o percurso experimental que leva os visitantes através da floresta virtual e também da floresta natural. Os pátios verde fazem do tema da sustentabilidade o coração do sistema. A passarela de madeira está coberta por um telhado de vidro serigrafado que protege contra chuva e cria um espaço com sombra. Um sistema nebulizador contribui para a caminhada e a música suave cria uma atmosfera evocativa. Um informativo interativo que percorre todo o caminho leva os visitantes para dentro da floresta virtual.

© Andrea Martiradonna

A sala de controle

A sala de controle é o centro operacional e nervo do ecossistema inteiro. Este ambiente espelhado está no interior da floresta virtual, onde filmes e outros elementos interativos permitem que o visitante entenda como funciona todo o sistema inteligente. Isto é complementado por uma máquina composta por elementos cinéticos espelhados que simulam o padrão da rede mesmo dentro da sala de controle.

Corte

Uma segunda área envidraçada abriga uma sala de exposições e áreas de entretenimento que possuem floresta virtual de um lado e um terraço no outro. As superfícies de vidro são tratadas para criar diferentes graus de transparência e de reflexão, produzindo uma sensação de leveza. O sistema é alimentado por energia obtida a partir de painéis fotovoltaicos instalados no pavilhão.

© Andrea Martiradonna

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Expo Gate, Via Luca Beltrami, 20121 Milão, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pavilhão ENEL / Piuarch" [ENEL Pavilion / Piuarch] 21 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779077/pavilhao-enel-piuarch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.