O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Residencial
  4. Malásia
  5. Ministry of Design
  6. 2015
  7. Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design

Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design

Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design
Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design, © CI&A Photography
© CI&A Photography

© CI&A Photography © CI&A Photography © CI&A Photography © CI&A Photography + 17

  • Arquitetos de interiores

  • Localização

    George Town, Penang, Malásia
  • Equipe de Projeto

    Colin Seah, Kevin Leong, Joyce Low, Ruth Chong, Tiang Yuping, Sarah Conceicao, Don Washington Castaneda, Richard Herman, Norberto Olegario
  • Área

    633 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

  • Category

  • Empreendedor

    1919 Global Sdn Bhd
  • Empreiteira Principal

    SeriousBiz Sdn Bhd
  • Empreiteira

    SeriousBiz Sdn Bhd
  • Empreiteira de Paisagismo

    Camellia Landscape Sdn Bhd
  • Construção e Estrutura

    Perunding Pakatan Cergas
  • Mecânica e Elétrica

    O&A Consult Sdn. Bhd
  • Quantitativos

    Kuantibina Sdn. Bhd
  • Arquitetos Responsáveis

    K.H. Tan Architect
  • Artista

    Ch’ng Kiah Kiean
  • Mais informações Menos informações
© CI&A Photography
© CI&A Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. As Residências Loke Thye Kee situam-se no coração de Georgetown Penang, um sítio reconhecido pela UNESCO como patrimônio histórico. O projeto de MOD inspira-se nessa herança e, especificamente, no histórico restaurante Loke Thye Kee, com seus 100 anos de idade, homônimo e vizinho. Tanto o restaurante como as residências estão sendo requalificadas pelo mesmo proprietário, a empresa 1919 Global.

© CI&A Photography
© CI&A Photography

Remontando o romance do início dos anos 1900, as Residências Loke Thye Kee retomam o espírito de uma época passada, mas acrescentando seu próprio toque contemporâneo para modernizar a experiência. Colin Seah, arquiteto diretor, explica: "Eu estava muito inspirado pelo romance de Penang em 1900, o clima e o projeto dessa sedutora era passada. Queríamos trazer um charme semelhante ao nosso projeto, mas acrescentando um toque contemporâneo que pretende modernizar a experiência e torná-la relevante à vida atual."

© CI&A Photography
© CI&A Photography

Situado em 5 lojas características do pré-guerra de Georgetown, Loke Thye Kee complementa o restaurante Loke Thye Kee, fornecendo 5 suítes para hóspedes de curta ou longa estada. Projetado entre a impressão das lojas tradicionais e do beco, cada uma das 5 suítes é precedida por um pátio exuberante com jardim e uma varanda privada íntima. As suítes estão equipadas com telhados inclinados e  contam com áreas de estar e diversas instalações.

Planta Baixa - 1º Pavimento
Planta Baixa - 1º Pavimento

O tradicional encontra o contemporâneo em diversos níveis, desde a materialidade até as experiências espacias. Pisos tradicionais de madeira de lei contrastam com luminárias contemporâneas personalizadas que parecem levitar. A textura áspera das paredes de tijolos originais são visualmente evidenciadas pela iluminação de LED escondida e os espaços de vaidade e armários, normalmente fechados, são celebrados como caixas de vidro transparentes que se estendem perfeitamente para o restante do quarto. Tapetes, tecidos de almofadas e peças de mobiliário foram escolhidos para refletir o tema central, acrescento toques contemporâneos ao tradicional.

© CI&A Photography
© CI&A Photography

MOD também desenhou todo o branding e os acessórios dos quartos, a fim de proporcionar uma experiência total, que vai desde um menu de almofadas peculiar, um mapa de navegação das comidas de rua locais, o serviço de quarto, menu da TV, entre outros. As obras de arte foram especialmente encomendadas para o projeto e refletem o espírito da histórica Penang, enquadradas em uma maneira moderna.

© CI&A Photography
© CI&A Photography

HISTÓRIA DO LOKE THYE KEE

O nome Loke Thye Kee origina-se de um edifício construído para o propósito de ser restaurante durante 1919 em George Town, Penang. Fundado pelos irmãos Loy Kok Boon e Loy Kok Dai, o restaurante servia comida tradicional chinesa Hainanese e ocidental.

© CI&A Photography
© CI&A Photography

Por 80 anos, Loke Thye Kee, que em Hainanese significa 'Casa da Felicidade', foi a opção para jantares de aniversário e festas de casamento. Fiel ao seu nome, também foi o palco para muitos arranjos de casamentos, onde jovens noivas em potencial iam ter os primeiros vislumbres de seus pretendentes. Esses acordos não tão sutis eram selados entre um olhar furtivo e um gole de chá. Consequentemente, o local é também carinhosamente conhecido como o Barco do Amor, referindo-se também à sua arquitetura.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo

O empresário e filantropo local Khoo Sian Ewe era o dono original da edificação Loke Thye Kee. Khoo era o proprietário de terras mais rico em Penang no início de 1900 e também o senhorio e amigo da família Loy. Então, quando eles precisaram de um novo lar para o restaurante, ele construiu e alugou para eles a construção icônica, inspirada num navio, que se manteve como restaurante até 1996.

© CI&A Photography
© CI&A Photography

A empresa 1919 Global adquiriu tanto o restaurante Loke Thye Kee, como  uma série de 5 lojas ao lado dele, convertendo-as nas Residências Loke Thye Kee.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residências Loke Thye Kee / Ministry of Design" [Loke Thye Kee Residences / Ministry of Design] 27 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778798/residencias-loke-thye-kee-ministry-of-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.