Centro Hazel Glen para Crianças e Famílias / Brand Architects

Centro Hazel Glen para Crianças e Famílias / Brand Architects - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Brand Architects; Brand Architects
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Wuttke Photography
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlantis Corporation, Godfrey Hirst
  • Diretor De Projeto: Laurence Robinson
  • Associado Senior: Gerard McCurry, Kate Reed
  • Infraestrutura: Nadine Klobucar
  • Gerentes De Projeto: Kristine Davison, Mark Tomasiello
  • Arquiteto / Gerente Modelo Bim: Kesha Chakhvorostov
  • Consultoria Em Paisagismo: Ochre Landscaping
  • Diretor / Projeto De Paisagismo: Evan Gaulke
  • Projeto De Paisagismo: Clare Colson
  • Engenharia Estrutural E Civil: Intrax Engineering Consultants
  • Gerência De Projeto: Nathan Benson
  • Engenharia Estrutural: Simon McCarthy, Richard Hu
  • Engenharia Civil: Eduardo Santos
  • Engenharia De Serviços: Intrax Engineering Consultants
  • Diretor De Projeto Mecânico E Hidráulico: Peter George
  • Diretor De Projeto Elétrico: Robert Spenceley
  • Engenharia Mecânica: Paul Lynch
  • Engenharia Elétrica: Amelie Bonnet
  • Engenharia Hidráulica: Tavis Myers
  • Quantitativos: Gareth Tiong
  • Construtores: Melbcon
  • Mestre De Obras: Paul Norrie
  • Gerente Geral: Scott Hassan
  • Cidade: Doreen
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Wuttke Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Hazel Glen para Crianças e Famílias utiliza uma mistura de retalhos vibrantes de tijolos esmaltados, juntamente com variadas madeiras para criar um local acolhedor. O edifício é composto por quatro salas de acolhimento para crianças, suítes de consulta materna e infantil, várias salas comunitárias e um espaço flexível central de encontro da comunidade. Localizado no coração do Vale do Rio Plenty, o centro referencia-se ao traçado sinuoso do rio através de suas paredes e linhas de varanda com fluxos metafóricos e redemoinhos através do espaço central, enquanto a cobertura faz referência à linha do horizonte das distantes Kinglake Ranges.

© Wuttke Photography

O centro foi projetado com um forte foco na sustentabilidade ambiental. Enquanto o edifício é um bom exemplo técnico de projeto sustentável, a intenção conceitual chave era enraizar o edifício em seu entorno de uma forma positiva, fornecendo conexões experienciais com o mundo natural, incentivando a aprendizagem através da experiência direta.

Planta Baixa

"Brand Architects acredita que a forma construída pode contribuir significativamente para o ambiente educacional, e sentimos que projetar edifícios sustentáveis é a melhor maneira de incentivar a aprendizagem através da criação de espaços funcionais, espirituosos e significativos."

© Wuttke Photography

O cliente local, a cidade de Whittlesea, estava determinada a entregar equipamentos comunitários que oferecem um ambiente inclusivo e saudável para todos os usuários. Um empreendimento inovador, como o centro Hazel Glen, não seria possível sem o empenho total do cliente em todas as fases do projeto. O processo começou durante a licitação, em que o Conselho assegurou que estaria trabalhando com Arquitetos e Engenheiros que estivessem igualmente comprometidos com a concepção de edifícios comunitários de qualidade, e foi reforçado e monitorado durante o processo de concepção e através da construção.

© Wuttke Photography

O brief desenvolvido pela Prefeitura de Whittlesea pedia por um centro de aprendizagem acolhedor, vibrante e acessível integrado, oferecendo serviços, atividades e oportunidades de conexões sociais. O centro incluiria duas salas de jardim de infância, uma sala de jogos, uma creche multiuso para maternal, instalações de funcionários, um hall de entrada principal de boas-vindas, consultório do programa de serviços da família e duas salas para saúde materna e infantil, com áreas de espera associadas.

© Wuttke Photography

O custo do projeto foi de U$ 2.500 por metro quadrado, para uma área coberta de 1.480 metros quadrados. Em projetos públicos como esse, as restrições orçamentais reduzem o número de opções sustentáveis disponíveis. No entanto, também vimos que eles resultaram em uma seleção cuidadosa de medidas de design ambientalmente sustentáveis, a fim de alcançar os maiores resultados no orçamento disponível.

Corte A
Corte B

O projeto está localizado em uma área de clima temperado frio. O edifício foi projetado para refletir o fato de que há muito mais dias que requerem aquecimento do que resfriamento em Whittlesea - daí a inclusão de um sistema de aquecimento de laje hidrônico, aquecido a gás, massa térmica e resfriamento evaporativo na edificação. Em um clima temperado, a orientação cuidadosa e o sombreamento de vidros é essencial para manter a temperatura interna confortável e níveis de luz do dia, complementado com vidros duplos e a vedação de toda a construção para evitar o vazamento de ar.

© Wuttke Photography

A matriz solar fotovoltaica na cobertura fornece 15% da carga de pico do edifício, reduzindo o consumo de energia no verão. O sistema de aquecimento é alimentado a gás, hidrônico, acoplado à laje, que é a opção mais eficiente para reduzir o uso de energia, e é particularmente benéfico em uma creche onde diversas atividades acontecem no piso.

Planta de Cobertura

O resfriamento noturno (night purging) reduz os custos de resfriamento de verão, e o edifício é resfriado naturalmente à noite usando o ar mais frio. Isso também garante que o ar fresco está disponível desde o início do dia - os edifícios que não possuem o "night purging" têm de ser desligados durante a noite, acarretando em compostos orgânicos voláteis (COV). A estação meteorológica no telhado garante que os sistemas de construção ajustem-se adequadamente às condições externas.

© Wuttke Photography

A água pluvial é armazenada em um tanque subterrâneo de 50.300 litros e reutilizada na descarga dos banheiros, irrigação e lavagem de roupas. Além disso, um pequeno tanque acima do solo é utilizado para brincadeiras das crianças e educação, com uma bomba de mão que permite que as crianças possam bombear a água manualmente a partir do tanque.

© Wuttke Photography

O cliente desejava alcançar um resultado Greenstar cinco estrelas, mas optou por não financiar o processo de certificação. A equipe de projeto, que incluiu profissionais Greenstar, rastreou o projeto contra potenciais créditos usando o Public Buildings V1 Spreadsheet como ferramenta. O processo incluiu reunir as provas exigidas para submissão, onde não houve impacto sobre o programa e taxas. Além disso, o projeto alcançou o grau de  "melhores práticas" quando avaliado através do SDS (Sustainable Design Scorecard), que é usado por alguns conselhos em Melbourne como base para ESD no planejamento.

© Wuttke Photography

A cidade de Whittlesea está empenhada em acompanhar o desempenho do Centro com monitoramento contínuo e análises de performance. O Conselho tem uma equipe ESD comprometida que pretende visitar regularmente o centro e que está em processo de implementar os procedimentos necessários para a monitoração do edifício pós-ocupação.

© Wuttke Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:65 Eminence Boulevard, Doreen VIC 3754, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Hazel Glen para Crianças e Famílias / Brand Architects" [Hazel Glen Child and Family Centre / Brand Architects] 19 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778671/centro-para-criancas-e-familias-hazel-glen-brand-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.