Residência S3 / Steimle Architekten

Residência S3  / Steimle Architekten - Mais Imagens+ 32

Tübingen, Alemanha
  • Arquitetos: Steimle Architekten; Steimle Architekten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  653
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Brigida González
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Sky-Frame
© Brigida González

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício preenche um espaço na parte alta de um terreno inclinado, numa encosta com vistas para a cidade de Tübingen.

© Brigida González

O arranjo espacial para a jovem família de cinco membros com um gato e um cão divide-se em três níveis. Áreas de serviço e um estúdio no nível inferior, salas individuais para pais e filhos no andar superior e o nível do jardim com uma espaçosa sala de estar comum.

© Brigida González

A forma escultural do edifício abre-se ao vale do rio Neckar e seus pontos de vista. O volume e suas bordas claras criam uma forma bem definida conscientemente emergindo como uma estrutura independente de seus arredores. Sendo bastante fechada às casas vizinhas, o edifício está concentrado nas vistas panorâmicas da encosta Swabian Alb.

© Brigida González

Articulada por juntas precisas, o volume em concreto polido é revestido com painéis de alumínio anodizados precisamente posicionados nas áreas de transição entre estrutura e exterior. Essas reentrâncias dobradas referenciam-se aos diferentes níveis do contorno topográfico e transmitem a paisagem para o interior. Assim, o jardim é acessível a partir de todos os três níveis.

Planta Baixa - Térreo

A planta poligonal abrangendo o pátio privado gera uma tensão excitante na escultura viva. Piscina e garagem são deslocadas e definem as áreas ao ar livre.

© Brigida González

O volume massivo concede ao interior uma sensação de segurança direcionando as vistas para aberturas de janelas acentuadas e permitindo simultaneamente uma incidência de luz ideal para o interior. Os espaços de armazenamento necessários são integrados como móveis embutidos nas paredes e harmonizam com o design luminoso e a facilidade do conceito espacial. O piso interno continua nas áreas externas e na parte da piscina.

© Brigida González

O suprimento de energia sustentável é realizado por uma bomba de calor ar / água e um conceito de ventilação natural. No inverno tem-se conforto térmico através de sistemas de aquecimento de área e no verão a temperatura é agradável mesmo sem ar condicionado. Pré-condicionado, o ar fresco no verão e o ar pré-aquecido no inverno são aspirados pela bomba de calor.

© Brigida González

A fachada de vidro no lado sul permite ganhos solares passivos nas estações frias. Sistemas externos de sombreamento têxteis protegem contra o superaquecimento no verão. O conceito de ventilação natural garante um fluxo térmico através dos três pisos e uma boa qualidade do ar interior.

Corte AA

O pátio do piso inferior forma uma forte correspondência espacial e climática com os terraços ao ar livre. As fachadas norte, em grande parte sem janelas, são altamente isoladas termicamente.

© Brigida González

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência S3 / Steimle Architekten" [City Villa S3 / Steimle Architekten] 14 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778307/city-villa-s3-steimle-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.