Loja Outsider / Bloco Arquitetos

© Joana França
  • Arquitetos: Bloco Arquitetos; Bloco Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Autores: Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Isométrica Explodida

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é uma conversão de um antigo galpão localizado o Setor de Oficinas (SOF), fora da área tombada de Brasília. O SOF foi destinado originalmente para abrigar oficinas mecânicas, no entanto o setor passa atualmente por um rápido processo de transformação espontânea de seu uso. A cliente queria que o edifício fosse transformado em uma loja de móveis que também seria galeria de arte, antiquário e oficina gastronômica. Partimos de um orçamento limitado e propusemos “envelopar” o galpão existente com uma nova camada de construção, mantendo a totalidade da estrutura e a maior parte das paredes. A ideia era qualificar o edifício para seus novos usos através da mínima intervenção possível.

© Joana França

Todos os andaimes utilizados na obra foram pintados e reaproveitados como estantes para exposição dos móveis. Todo o piso interno recebeu uma camada de concreto polido. Uma escada central foi criada para estabilizar a estrutura do mezanino existente.
A nova “pele” do edifício composta por blocos estruturais de concreto, faz referência à transformação de uso que ele sofreu. Ao invés de servir puramente como material estrutural e vedação, o bloco de concreto foi deixado aparente e utilizado como material de acabamento do edifício transformado.

© Joana França

 A intervenção define a entrada principal, onde o portão existente foi transformado em uma tela deslizante para intervenções temporárias de artistas locais. Neste ponto utilizamos dois padrões de blocos de concreto, o bloco-vedação e bloco-canaleta. Ao encher de concreto os blocos-canaleta e alguns dos blocos-vedação nós criamos uma parede suspensa, reforçando seu caráter decorativo.

Esquema

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Loja Outsider / Bloco Arquitetos" [Outsider Store / BLOCO Arquitetos] 04 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778219/loja-outsider-bloco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.