Carlos Alberto Maciel: Arquitetura da liberdade

Convidado pelo X Seminário Internacional – Tempo Livre na Cidade, organizado este ano pelos nossos parceiros da Escola da Cidade, o arquiteto e urbanista Carlos Alberto Maciel desenvolveu uma reflexão sobre as cidades e arquiteturas correspondentes ao tempo livre, discutindo a necessidade de reverter a essência da arquitetura para que ela vá ao encontro do seu desejo de liberdade.

O convidado discorreu sobre askolée as organizações panópticas, citando Lefévre para defender a ideia de que é preciso romper com a lógica funcional, apresentando emblemáticos projetos que redesenham a paisagem, ou são apenas uma extensão dela, e que podem ser apropriados e transformados de diversas formas ao longo do tempo.

Ao final, Calos Alberto apresentou um panorama sobre os trabalhos desenvolvidos pelo seu escritório, Arquitetos Associados, em Belo Horizonte e Inhotim, indagando-se como a arquitetura pode superar o tempo mediado e instituir o sentido da “arquitetura da liberdade”.

Carlos Alberto Maciel é arquiteto e urbanista (1997), mestre (2000) e doutor (2015) em teoria e prática de projeto pela Escola de Arquitetura da UFMG, onde é professor. É sócio-fundador do escritório Arquitetos Associados. Vive e trabalha em Belo Horizonte, MG, Brasil.

Via Escola da Cidade

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Carlos Alberto Maciel: Arquitetura da liberdade" 02 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778023/carlos-alberto-maciel-arquitetura-da-liberdade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.