Botanica Khao Yai / Vin Varavarn Architects

Botanica Khao Yai / Vin Varavarn Architects - Mais Imagens+ 49

  • Arquitetos: Vin Varavarn Architects ; Vin Varavarn Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  19940
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Spaceshift Studio
  • Equipe De Projeto: M.L.Varudh Varavarn, Kanoksak Yodmongkol, Santiparp Rattanakamnuan, Mechai Jaroenporn.
  • Arquitetura Paisagística: T.R.O.P (Terrains + Open space)
  • Projeto Principal De Interiores: Define Studio
  • Lobby & Restaurante: MADA Design Factory
  • Engenheiros: Vin Varavarn Architects
  • Gestão Da Construção: Qbic Engineer & Architects Co,. Ltd
  • Construção: Grand Frame Construction Company Limited
  • Cidade: Pak Chong District
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
© Spaceshift Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na borda da cordilheira de Khao Yai, uma das mais importantes e extensivas reservas florestais nacionais da Tailândia. O terreno existente é uma antiga terra de cultivo, mas com um grande potencial para as vistas panorâmicas da área. Na parte frontal, existe uma pequena rua de acesso e na parte posterior, uma pequena montanha próximo à linha de limite do terreno.

© Spaceshift Studio

O projeto visava criar uma residência única que deveria se destacar das demais residências do entorno, ambos em conceito e projeto. Como está localizado próximo à uma das regiões florestais, onde as pessoas vão para curtir as férias e aproveitar os recursos naturais, a natureza se tornou o fator mais importante para a criação do conceito de residência "slow life", onde o morador e visitante podem usufruir de espaços com qualidade ambos interna e externamente.

© Spaceshift Studio

A partir desta ideia, o conceito do projeto foi proposto com uma inspiração da "jornada à Khao Yai" onde as pessoas experimental as belezas visuais de muitas espécies de vegetação em todas as direções ao longo da jornada até encontrar seu destino. Esta inspiração é transformada em um conceito de "O Caminho" e "A Floresta" para o projeto, conceitos estes que transformam a área pública do projeto para permitir que os residentes escolham seu caminho para suas acomodações em meio a espaços naturais e de lazer.

Planta - Pavimento Térreo

O terreno está dividido em duas partes principais. A frontal, junto à rua de acesso é onde fica a área residencial. A segunda parte, está próxima a montanha da parte posterior, o que não permitia a construção de uma grande estrutura, é mantida como um parque público para atividades recreativas dos moradores. Na parte residencial, o arquiteto propõe uma série de construções, com cuidado especial para o planejamento da disposição geral garantindo que os residentes são capazes de ver as belas vistas da paisagem ou a montanha ao fundo.

© Spaceshift Studio

Dois edifícios principais de 6 pavimentos, os edifícios A e B são conectados com a piscina principal, localizada entre eles. Nesta posição, a piscina pode se abrir para as vistas da paisagem e também para a montanha dos fundos. O edifício A foi concebido com um layout em forma de V, para suprir todas os requisitos das unidades ao invés de acrescentar em altura. Ao longo da rua, 12 unidades de dois pavimentos também foram criadas com jardins privados e piscinas. Enquanto ambos os edifícios tinham que ter orientação sul por vontade do cliente e seu mestre em Feng-Shui, o projeto das varandas em balanço foi proposto pelo arquiteto para evitar os efeitos da insolação direta e criar um sombreamento para o final de tarde.

© Spaceshift Studio

As áreas públicas foram projetadas como espaços ao ar livre, levando em consideração a possibilidade de integração de iluminação natural nas áreas de passeios garantindo economia no uso de energia elétrica dentro do edifício. Como o projeto está próximo da montanha de Khao Pang Ma, a Pedra da Montanha foi eleita como um dos principais materiais de arquitetura, paisagismo e interiores pois poderia ser adquirida sem custos durante o processo de construção das fundações, o que também reduz a quantidade de resíduos de construção. 

© Spaceshift Studio

Para o projeto das áreas externas, o arquiteto paisagista criou uma conexão entre a arquitetura e a natureza. A Floresta foi proposta como o principal conceito de paisagismo para os espaços entre os edifícios, integrando os blocos construídos e a vegetação do entorno.

© Spaceshift Studio

As unidades flutuantes de grandes colunas lembram as enormes árvores da floresta tropical; a área por baixo delas, com muito menos luz solar, é muito semelhante à condição encontrada sob essas árvores grandes. Esta disponibilidade diferente da luz é o principal critério para recriar uma paisagem como a de uma floresta. "O Caminho" também é apresentado como o principal sistema de circulação entre residenciais dos Blocos de edifícios e as Villas de dois pavimentos, com entrada privativa para cada uma das unidades. O sistema de circulação proposto é uma passarela elevada, um pouco acima dos terrenos ajardinados, permitindo o residente escolher o seu caminho em meio a espaços naturais para suas acomodações. É também uma rota recreativa, onde os visitantes podiam se exercitar ou dar um passeio e experimentar o contato direto com a natureza.

© Spaceshift Studio

Na segunda parte do terreno, o "parque" foi proposto como uma atração recreativa para os residentes. Com a montanha vizinha de fundo, uma variedade de programas de paisagismo foram introduzidos. Juntamente com o arquiteto, a equipe propôs os pavilhões funcionais como se flutuassem no campo verde. Á esquerda, o Pavilhão de Alimentação conta com um café construído para margear a borda do Parque. Junto a ele, um grande terraço é criado como uma extensão, incentivando residentes ao convívio externo.

© Spaceshift Studio

De maneira geral, o principal objetivo do projeto é criar um contexto contemporâneo mas mantendo intacta a essência de uma atmosfera tropical. A equipe de projeto acredita que os projetos contemporâneos não devem se opor à natureza, mas sim, com um projeto correto, ambos podem co-habitar no ambiente.

© Spaceshift Studio

Originalmente publicado em Dezembro 06, 2015

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pak Chong District, Nakhon Ratchasima, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Botanica Khao Yai / Vin Varavarn Architects" [Botanica Khao Yai / Vin Varavarn Architects] 01 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777736/botanica-khao-yai-vin-varavarn-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.