Reforma da Residência Kaveh em Teerã / Pargar Architecture and Design Studio

Reforma da Residência Kaveh em Teerã / Pargar Architecture and Design Studio - Mais Imagens+ 17

  • Designers: Behzad Heidari, Shirin Samadian
  • Parceiros: Saloomeh Mohammadi
  • Construtora: Mohammadreza Kazemi
  • Consultoria Estrutural: Jalaledin Sajadian
  • Consultoria Mecânica : Arash Mojabi
  • Cidade: Teerã
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
© Hossein Farahani

Descrição enviada pela equipe de projeto. O trabalho é um exemplo da preservação dos valiosos edifícios em Teerã, já que a maioria deles consiste em derrubar edificações antigas para produzir novas residências. 

© Hossein Farahani
Corte
© Hossein Farahani

O edifício existente construído há 20 anos com três pavimentos e um sótão encontra-se em um estreito vale em um dos bairros populosos de Teerã. O local possuía áreas escuras, instalações e materiais velhos tanto interiores como exteriores. 

© Mehrdad Emrani

Por este fato, o projeto apresentou uma reforma completa incluindo reparações de sistemas estruturais e mecânicos que se estendem através da adição de um terceiro pavimento na forma de um apartamento privado. 

© Mehrdad Emrani

O primeiro passo foi desenhar plantas integradas para criar mais espaços abertos e, consequentemente, habitáveis. O problema da escuridão era causado pela profundidade do edifício. O conceito principal do desenho foi inserir luz e cor no interior do edifício e isto foi criado através de uma claraboia sobre um vazio que converteu-se no núcleo da casa. 

© Mehrdad Emrani

As áreas de estar são dispostas ao redor deste núcleo, o primeiro pavimento abriga as áreas públicas, enquanto as habitações privadas e áreas de serviço estão situadas no segundo pavimento. Por fim, no terceiro, criou-se um pátio privado. 

© Hossein Farahani

O rápido desenvolvimento de Teerã originou muitos problemas como a diminuição de espaços verdes; é possível perceber que as varandas são áreas não utilizadas nos apartamentos, a interação das residências com o espaço verde foi outro conceito de desenho. Uma fachada sul de duas camadas oferece varandas no segundo pavimento para serem utilizadas pelas habitações privadas e um pórtico público para integrar o jardim aos espaços na primeira planta. O terraço do último pavimento expande-se até o espaço verde através da superfície construída.

© Mehrdad Emrani

Recuar a fachada a 2 metros nos permitiu oferecer luz natural e espaço verde para o sótão, onde existe uma academia, estacionamento e áreas de serviço.

© Hossein Farahani

O desenho e os materiais da fachada remetem à arquitetura tradicional iraniana, com algumas diferenças nos detalhes para que seja compatível com a vida de hoje. Os tijolos na fachada norte foram desenhados para conferir uma forma curva a entrada, em um olhar mais atento, é possível perceber as aberturas de vidro ao longo dos tijolos que remete à água que flui entre a areia para criar um sentido de natureza local.

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Dezembro 03, 2015

© Hossein Farahani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reforma da Residência Kaveh em Teerã / Pargar Architecture and Design Studio" [Kaveh House Renovation in Tehran / Pargar Architecture and Design Studio] 16 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777705/reforma-da-residencia-kaveh-em-teera-pargar-architecture-and-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.