Arquitetos e mulheres "Khmer" constroem um centro comunitário utilizando tecido e concreto

Utilizando um inovador método de esvaziamento de concreto em moldes leves de tecido, os arquitetos do Orkidstudio - junto a StructureMode - se associaram com um grupo de mulheres Khmer em Sihanoukville, Camboja, para reconstruir um centro comunitário no coração urbano da cidade.

A técnica foi desenvolvida e provada meses antes pelos engenheiros do StructureMode, combinando provas físicas e a análise computacional através do software Oasys GSA Suite, com o qual foram capazes de predizer o estiramento requerido do tecido para logo derramar o concreto em seu interior. Para completar o processo em conjunto, as mulheres alfaiates e os construtores puderam compreender a sequência da construção da cofragem através de croquis tridimensionais, assim o projeto foi concluído em apenas oito semanas.

Arquitetos e mulheres Khmer constroem um centro comunitário utilizando tecido e concreto - Mais Imagens+ 34

O projeto Bomnong L'Or está localizado no caótico centro da cidade portuária de Sihanoukville, Camobja, atrás de um mercado movimentado. O centro funciona por mais de dez anos fornecendo educação complementária às crianças e adultos locais, além de funcionar como espaço de reunião e trabalho para a comunidade.

Courtesy of Orkidstudio

Com tantos usuários, a estrutura original se tornou incômoda e pouco atraente; sua posição central reduzia o espaço de brincadeiras para as crianças e oferecia interiores mal ventilados e ambientes com pouca luz.

Courtesy of Orkidstudio

O novo edifício contém todos os espaços de aprendizagem e ensino no pavimento superior, deixando livre uma série de espaços exteriores para a interação das pessoas. Esta tipologia imita a tradicional casa sobre palafitas local, mas trocando a madeira pelo concreto reforçado e a cofragem de tecido. A madeira já não é sustentável localmente devido a um desmatamento descontrolado.

© Lindsay Perth

Agora, o centro inclui quatro grandes espaços de ensino, uma sala de computação, espaços administrativos e de serviços, além de uma colorida sala para produção de sabão. Com o objetivo de animar as famílias locais a enviar seus filhos ao centro, ao invés de obrigá-los a trabalhar, esta instalação oferece às mulheres pobres a oportunidade e possibilidade de aprender uma nova habilidade e gerar uma renda.

© Lindsay Perth

O edifício está orientado para aproveitar os ventos sazonais que correm no interior do golfo tailandês, além de contar com grandes beirais desenhados para evitar o excesso de luz solar.

© Lindsay Perth

Adotando uma estratégia climática totalmente passiva, o edifício busca se apresentar como um exemplo de desenho acessível e de qualidade, combinando técnicas tradicionais e modernas, e estabelecendo uma nova tipologia de construção local.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - 1° Pavimento
Corte
Detalhe / Balanço
Sequência de construção

Arquitetura: Orkidstudio
Localização: Sihanoukville, Camboja
Cliente: The Goodwill (Bomnong L’or) Centre
Diretores do Projeto: James Mitchell, Tom Woodward, Gaynor Duthie, David Fleck, Grace Mark
Equipe: Local community & volunteer team
Engenharia Estrutural: StructureMode
Período de obra: 8 semanas, Agosto / Setembro de 2015
Área: 240 m2
Custo Total: £48,000
Custo/m2: £200/m2
Construção: Orkidstudio
Patrocinadores: Drum Property Group, Morris & Spottiswood, Jestico + Whiles
Fotografias: Lindsay Perth

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Arquitetos e mulheres "Khmer" constroem um centro comunitário utilizando tecido e concreto" [Architects Team Up with Khmer Women to Build a Community Centre with Fabric and Concrete] 18 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777299/arquitetos-e-mulheres-khmer-constroem-um-centro-comunitario-utilizando-tecido-e-concreto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.