Resultados do concurso #012 Projetar.org - Presídio Inclusivo

O Concurso #012 promovido pela Projetar.org propôs aos estudantes projetarem um Presídio Inclusivo, um espaço que favorecesse a re-inclusão do ser humano na sociedade e que colaborasse com a redução dos índices de reincidência criminosa no país.

Integraram o júri o arquiteto e urbanista Caio Smolarek Dias, Idealizador da plataforma Projetar.org, o arquiteto e paisagista Eduardo Chagas, colaborador do escritório da SAPU, e o arquiteto e urbanista Paul Gerhard Beyer Ehrat, que já colaborou com o departamento de infraestrutura do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE.

Segundo o júri, merece destaque o alto nível das propostas enviadas - 63 ao todo - que demonstram grande preocupação com a criação de um espaço humano e digno. Veja, a seguir, as três propostas vencedoras e as duas menções honrosas.

PRIMEIRO LUGAR
Equipe: Daniel Zahoul Machado e Thiago Santana Maurelio
Instituição de ensino: Universidade Presbiteriana Mackenzie / São Paulo-SP

Primeiro Lugar. Image Cortesia de Projetar.org

A proposta foi muito inovadora na fragmentação do programa, criando muitos pequenos espaços de socialização ao invés de poucos grandes espaços. Merece destaque também a proposta construtiva pré-moldada que permite aplicações em diferentes terrenos.

SEGUNDO LUGAR
Equipe: Daniela Moro, Gabriel Tomich e Juliane Hipolito
Instituição de ensino: Universidade Federal do Paraná / Curitiba-PR

Segundo Lugar. Image Cortesia de Projetar.org

Trata de uma das poucas, se não a única proposta, que não demonstrou receio em estender o complexo até a avenida, criando um edifício que pudesse se relacionar com o espaço urbano. "É interessante a concepção formal dos blocos de celas e principalmente a gentileza urbana de dedicar parte do terreno ao uso como praça".

TERCEIRO LUGAR
Equipe: Isabela Ribeiro de Castro, Francisco Edson Macedo Filho e Matheus Sampaio Serrano
Instituição de ensino: Universidade Federal do Ceará / Fortaleza-CE

Terceiro Lugar. Image Cortesia de Projetar.org

Destaque à qualidade das unidades habitacionais e do seu espaço de socialização. "Interessante também a solução encontrada como alternativa ao tradicional muro ao redor do complexo".

MENÇÃO HONROSA
Equipe: Maria Julia Goulart, Manuela Schmitz, Natalia Tonin Gonzales e Ricardo Didoné Cantelli
Instituição de ensino: Universidade Federal de Santa Catarina / Florianópolis-SC

Menção Honrosa. Image Cortesia de Projetar.org

Destaca-se na proposta a utilização de pré-moldados e também possível replicação em diferentes lugares do país.

MENÇÃO HONROSA
Equipe: Anna Luiza Valente Klaine, Ana Carolina Pianovski, Danilo Alberto Menon, Hermes Eduardo Nichele e Thamires Chuchene Bonatto
Instituição de ensino: Universidade Federal do Paraná / Curitiba-PR

Menção Honrosa. Image Cortesia de Projetar.org

O Portal Projetar.org realiza concursos de ideias para estudantes de arquitetura com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento, formação e divulgação de um portfólio consistente. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação dos projetos em sites e blogs de alcance nacional.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Resultados do concurso #012 Projetar.org - Presídio Inclusivo " 16 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777130/resultados-do-concurso-number-012-projetarg-presidio-inclusivo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.