Estúdio de Madeira / Dom Arquitectura

Estúdio de Madeira  / Dom Arquitectura  - Imagem 2 de 21Estúdio de Madeira  / Dom Arquitectura  - Imagem 3 de 21Estúdio de Madeira  / Dom Arquitectura  - Imagem 4 de 21Estúdio de Madeira  / Dom Arquitectura  - Imagem 5 de 21Estúdio de Madeira  / Dom Arquitectura  - Mais Imagens+ 16

Sant Cugat del Vallès, Espanha
  • Arquitetos: Dom Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  76

Conceitos de Sustentabilidade

 - Orientação e Compactação

A posição e consequente orientação da casa foi estudada para aproveitar a disponibilidade das condições climáticas locais e recursos disponíveis, reduzindo o impacto ambiental e consumo energético, priorizando a melhoria do conforto interno. De planta retangular, a planta da casa possui orientação sul em seu comprimento maior, com grandes aberturas para captar radiação nos meses de inverno e está protegida do sol durante o verão.

Estúdio de Madeira  / Dom Arquitectura  - Imagem 3 de 21
© Jordi Anguera

As outras três fachadas são mais opacas, com algumas aberturas afim de criar ventilação cruzada no verão. O volume compacto e retangular apenas é perfurado pela varanda, que permite que esse espaço seja coberto pelo balanço da cobertura.

Estúdio de Madeira  / Dom Arquitectura  - Imagem 7 de 21
© Jordi Anguera

 - Proteção Solar e Ventilação Cruzada

A fachada sul possui as maiores aberturas, e também a melhor proteção contra os raios solares. A abertura do studio é protegida por um balanço da cobertura de 2 m que previne radiação direta nos meses quentes. Assim como a abertura da sala de estar, o posicionamento dos balanços permitem que os raios solares penetrem os interiores no inverno, auxiliando no aquecimento da casa.

Estúdio de Madeira  / Dom Arquitectura  - Imagem 12 de 21
© Jordi Anguera

As aberturas das fachadas sul e norte permitem a ventilação cruzada, favorecendo o controle térmico dos interiores. A tecnologia empregada na construção, assim como os elementos arquitetônicos utilizados e o emprego de estratégias passivas resultam em ambientes internos sempre frescos no verão.

Estúdio de Madeira  / Dom Arquitectura  - Imagem 16 de 21
Diagrama 1

- Erguida para reduzir impactos no solo

A casa está em uma encosta sobre pilares de concreto e vigas metálicas existentes que foram utilizadas como fundações, fazendo com que a casa esteja erguida do terreno natural, minimizando seu impacto ambiental. Todos os materiais utilizados provém de fontes locais, o que reduziu os custos de transporte. As escolhas de projeto otimizaram os recursos e reduziram desperdícios, incluindo a escolha dos materiais.

Estúdio de Madeira  / Dom Arquitectura  - Imagem 10 de 21
© Jordi Anguera

 - Armazenamento de Água da Chuva

Sete tanques de água estão sob a estrutura da casa, com capacidade de armazenamento de 10 m³ de água proveniente da cobertura e pavimentação externa e é destinada à irrigação dos jardins.

 - Jardim da Cozinha

Um jardim comestível junto à cozinha foi projetado para permitir autossuficiência de seus moradores em relação ao consumo de vegetais. Aproveitando o terreno, foi plantado em uma parcela plana próxima a casa junto à uma caixa de abelha construída para a produção independente de mel.

Estúdio de Madeira  / Dom Arquitectura  - Imagem 2 de 21
© Jordi Anguera

- Aproveitamento de Energia Solar

Painéis solares foram posicionados na cobertura para contribuição as necessidades energéticas da casa, sobretudo no consumo do chuveiro.

Estúdio de Madeira  / Dom Arquitectura  - Imagem 4 de 21
© Jordi Anguera

Características da Estrutura de Madeira

- Sistema pré-fabricado e reutilizável

O processo de construção é baseado em componentes pré-fabricados em madeira proveniente de fontes renováveis de pinus vermelho. Devido à sua localização geográfica e do terreno, todas as peças foram montadas in loco.

Estúdio de Madeira  / Dom Arquitectura  - Imagem 5 de 21
© Jordi Anguera

Toda a madeira vem dos Pirenéus catalães, usando materiais locais para reduzir o transporte e o consumo. Todas as peças de madeira possuem certificação PEFC, que assegura uma gestão sustentável dos recursos florestais.

Estúdio de Madeira  / Dom Arquitectura  - Imagem 14 de 21
Axonométrico Explodido

A madeira é o único material que reduz as emissões de CO2 até quase nula, uma vez terminadas a montagem e construção. Os índices relativos à transmissão térmica da parede é de U = 0,268 e da cobertura de U = 0,207, atingindo uma qualificação energética A+. A resistência ao fogo da estrutura é de RF = 30. Os acabamentos interiores são feitos em uma madeira compensada de três camadas com acabamento em pinho, e os acabamentos externos em madeira autoclavada tratada.

Estúdio de Madeira  / Dom Arquitectura  - Imagem 8 de 21

- Uso de materiais naturais

A madeira é o principal material utilizado para fins estruturais, bem como para a maioria dos revestimentos internos e externos. No entanto, os pisos internos são em linóleo, o único revestimento do pavimento oferecido no mercado feito principalmente de matérias-primas naturais renováveis.

- Isolamento térmico

A escolha da madeira como material principal desempenha um importante papel no isolamento da casa; madeira tem condutividade térmica muito baixa, em torno de 0,13. Além disso, foi utilizado 16 centímetros de espessura para isolamento com um material natural e biodegradável: fibra de madeira com condutividade térmica na ordem de 0.043W/mK e densidade 50 kg / m³. 

- Hermético e à prova d'água, e ainda respirável

O sistema de construção utilizado envolve a casa com uma camada altamente isolante, mas estes tipos de sistemas exigem uma vedação forte em cada abertura e junção, criando uma camada contínua e estanque. Isso evita qualquer saída de ar ou ponte térmica e reduz o desperdício de energia. Ao redor de toda a casa, uma camada respirável foi colocada para permitir que os espaços internos respirem permitindo a saída do vapor, mas não a entrada de umidade.

Estúdio de Madeira  / Dom Arquitectura  - Imagem 6 de 21
© Jordi Anguera

- Flexibilidade de usos

O interior da casa é um grande espaço de estar, com o espaço de estúdio nos fundos, separados visualmente por uma chaminé, mas ainda conectados e de caráter bastante aberto. A distribuição geral permite a flexibilidade dos espaços ao longo do tempo.

Estúdio de Madeira  / Dom Arquitectura  - Imagem 13 de 21
© Jordi Anguera

 - Esquadrias de baixa transmissão térmica

Grandes vãos externos são executados com esquadrias de alta qualidade com tecnologia de quebra da ponte térmica e vidros duplos com camadas de baixa emissão transmissão térmica (U = 1,5 W / mk). Além disso, são instalados por sobre o isolamento térmico quebrando qualquer ponte térmica possível entre o exterior e o interior.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio de Madeira / Dom Arquitectura " [Wood Studio House / Dom Arquitectura ] 13 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/777021/wood-studio-house-dom-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.