Paisagem em Camadas / Kiến Trúc O

Paisagem em Camadas / Kiến Trúc O - Imagem 2 de 19Paisagem em Camadas / Kiến Trúc O - Imagem 3 de 19Paisagem em Camadas / Kiến Trúc O - Imagem 4 de 19Paisagem em Camadas / Kiến Trúc O - Imagem 5 de 19Paisagem em Camadas / Kiến Trúc O - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Kiến Trúc O
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1025
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Equipe De Projeto: Đàm Huỳnh Quốc Vũ, Lê An Ni, Trần Minh Tuyến, Thái Thanh Xuân, Lê Hồng Đức
  • Construção: Thành Quân JSC
  • Cliente: Vietnam American Steel Corporation
  • Ano Do Projeto: 2013
  • Área Do Terreno: 1833 m²
  • Cidade: Da Nang
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Paisagem em Camadas / Kiến Trúc O - Imagem 3 de 19
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto em criar arquitetura é proporcionar espaços habitáveis dentro da natureza. Os limites entre o ambiente natural e aquele feito pelo homem devem estar em simbiose coerente. O grande mote deste projeto é proporcionar múltiplas camadas de transição do interior ao exterior e vice-versa, para alcançar transparência espacial com bastante leveza. Esta emergência espacial é cultivada com o grande entendimento da arquitetura local, boa composição de planos geométricos para criar espaços funcionais com vistas e acessos para os jardins internos e externos. As fronteiras, portanto, existem em uma dimensão guiadas por uma linha limite difusa entre o interior e exterior, entre a artificial e natural. 

Paisagem em Camadas / Kiến Trúc O - Imagem 19 de 19
Axonométrica Expandida

A paisagem em camadas de Layerscape é composta de uma série de espaços de dimensões horizontais, que trabalham em uma cooperação mútua para obter relação harmoniosa que satisfaça as necessidades humanas e estimulam a coexistência entre o usuário e a natureza.

Paisagem em Camadas / Kiến Trúc O - Imagem 11 de 19
© Hiroyuki Oki

Dedicado à um fabricante de aço, os escritórios comerciais estão em um parque industrial, em Da Nang, Vietnam. A cidade é classificada como clima de monção tropical, com uma umidade média de 75%. O ano é dividido em duas estações, tempestades e chuvas de setembro a março, com uma precipitação média 2.044 milímetros e maior velocidade do vento 14m / s, e um período de seca, de abril a agosto, com temperatura máxima atingindo 41 ° C.

Paisagem em Camadas / Kiến Trúc O - Imagem 17 de 19
Planta Baixa

Além disto, antes da equipe de projeto se reunir com os clientes, no terreno já havia um projeto um típico edifício comercial em parques industriais espalhados pelo país, além do custo para construir que é muito alto, arriscado, sem espaço verde e não responde a quaisquer condições climáticas locais. A implantação para este lote incluía uma planta de fábrica existente e futura expansão, que irá utilizar o local vazio por trás da sala de jantar.

Paisagem em Camadas / Kiến Trúc O - Imagem 2 de 19
© Hiroyuki Oki

A abordagem do projeto consistiu em localizar a arquitetura, romper com a típica tipologia de escritórios, reduzir custos e satisfazer as necessidades programáticas dentro de uma área de construção limitada e ainda se manter fiel ao princípio construtivo.

Paisagem em Camadas / Kiến Trúc O - Imagem 10 de 19
© Hiroyuki Oki

Justaposto em oposição ao ambiente industrial, a arquitetura não emerge como um edifício de escritórios, mas um 'espaço de fuga' para todos os funcionários. Filtra ruídos, fadigas visuais, e todo o frenesi da movimentada instalação fabril e o que resta é apenas a satisfação pessoal misturada com a natureza. Esta sensação de espaço é freqüentemente encontrado em casas locais, tradicionais em toda a região. Uma casa típica geralmente consiste de espaços abertos na áreas da frente, do meio e de trás da casa para facilitar a ventilação cruzada e promover uma conexão positiva para o meio ambiente.

Paisagem em Camadas / Kiến Trúc O - Imagem 18 de 19
Corte

A equipe compreendeu este princípio e o implementou de maneira muito sutil. O edifício é envolvido com um sistema de telas de metal perfurado, vidros, e uma 'zona de amortecimento' vegetada para diferenciar da paisagem da fábrica. Espaços programáticos são ligeiramente deslocados para formar um grande jardim interior, e criar várias camadas alternadas de espaços, conectados por um corredor coberto. Não há fronteiras claras entre o ambiente de escritório e natureza, assim qualquer pessoa pode estabelecer uma conexão com a natureza visual, física e espiritualmente. Pode-se dar um curto passeio ao longo do corredor interior, encontrar a paisagem interna, testemunhar o contraste entre luz e sombra, e, ocasionalmente, a chuva pingando, enquanto se move sobre para outro espaço. A luz filtrada passa através de furos na cobertura, faz forma em seu espaço, e revela a passagem do tempo. Os recursos de arquitetura estão não apenas nos olhos dos moradores, mas também despertam seus outros sentidos, tornando-os conscientes de sua unidade com a natureza.

Paisagem em Camadas / Kiến Trúc O - Imagem 14 de 19
© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Da Nang, Da Nang, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Paisagem em Camadas / Kiến Trúc O" [Layerscape / Kiến Trúc O] 11 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776896/paisagem-em-camadas-kien-truc-o> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.