Restaurante da Opera Garnier / Studio Odile Decq

Restaurante da Opera Garnier / Studio Odile Decq - Imagem 2 de 9Restaurante da Opera Garnier / Studio Odile Decq - Imagem 3 de 9Restaurante da Opera Garnier / Studio Odile Decq - Imagem 4 de 9Restaurante da Opera Garnier / Studio Odile Decq - Imagem 5 de 9Restaurante da Opera Garnier / Studio Odile Decq - Mais Imagens+ 4

  • Arquitetos: Studio Odile Decq
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cricursa
  • Responsável Pelo Projeto: Peter Baalman
  • Engenharia Estrutural: BATISERF Ingenierie
  • Consultores De Fachadas: Odile Decq / HDA - Hugh Dutton Associates
  • Engenharia De Serviços De Construção: MS Consulting
  • Engenharia Acústica: Studio DAP
  • Engenharia De Segurança Contra Incêndios: SETEC
  • Consultores De Cozinha: C2A Architectes
  • Cliente: GUMERY
  • Orçamento: 6 M€
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante da Opera Garnier / Studio Odile Decq - Imagem 5 de 9
© Odile Decq - Roland Halbe

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como um "fantasma", silencioso e insidioso, as curvas suaves do mezanino flutuam acima dos clientes do restaurante, cobrindo o espaço com uma superfície que se dobra e ondula.

Atrás das colunas da fachada leste da Opera Garnier, o restaurante está localizado em um lugar onde as carruagens puxadas por cavalos desembarcavam as pessoas que iam assistir aos espetáculos, na época em que o edifício foi inaugurado.

Restaurante da Opera Garnier / Studio Odile Decq - Imagem 6 de 9
© Odile Decq - Roland Halbe

A criação de um novo espaço na Opera Garnier significava seguir diretrizes estritas de acordo com o caráter histórico do monumento. Para assegurar a possibilidade de executar o projeto sem causar danos à estrutura existente, não obtivemos autorização para tocar em qualquer uma das paredes, pilares ou o teto.

Restaurante da Opera Garnier / Studio Odile Decq - Imagem 4 de 9
© Odile Decq - Roland Halbe

A fachada do restaurante é um véu de vidro ondulando, deslizando entre cada pilar. Com nenhuma estrutura visível, o vidro se apóia por uma única tira de aço dobrada, correndo ao longo da curva arqueada do teto. Esta tira de aço é fixada nas cornijas superiores das colunas, a seis metros de altura, com bielas de aço inoxidável. O vidro parece flutuar, como mágica. Assim, a fachada permite uma visão clara com um mínimo de impacto no edifício existente.

Restaurante da Opera Garnier / Studio Odile Decq - Imagem 8 de 9
Planta - Térreo

O restaurante possui espaço para acomodar 90 pessoas e isso foi outro requisito para este espaço limitado. O mezanino foi criado como uma superfície contínua. As colunas estreitas se estendem para cima na direção do teto de gesso moldado, que se curva para formar as arestas do corrimão do guarda-corpo. Esta estrutura flutua entre os elementos existentes sem tocá-los e também permite uma visão clara com pouco impacto.

Restaurante da Opera Garnier / Studio Odile Decq - Imagem 3 de 9
© Odile Decq - Roland Halbe

Calmamente, as curvas saem do mezanino e cobrem o espaço com um volume de arcos que ondula e flutua sobre os convidados. O espaço é aberto e voltado para o exterior.

Restaurante da Opera Garnier / Studio Odile Decq - Imagem 9 de 9
Planta - Mezanino

A pedra da cúpula existente continua a ser visível a partir do térreo e fica bem próxima do mezanino. Ao sentar perto destes arcos de pedra do teto, a simetria da cúpula não fica mais aparente, os pontos de referência mudam e o senso de percepção do espaço é alterado. Os tons de vermelho, quentes, torna o espaço superior mais íntimo e privado.

Restaurante da Opera Garnier / Studio Odile Decq - Imagem 2 de 9
© Odile Decq - Roland Halbe

O carpete vermelho desce os degraus da escadaria principal e se espalha para o centro do piso preto abaixo até chegar na borda da fachada.

No fundo do salão, na área mais próxima à entrada da Opera, o espaço torna-se mais protegido e privado, contrastando com a cor branca do resto do ambiente. 

Restaurante da Opera Garnier / Studio Odile Decq - Imagem 7 de 9
© Odile Decq - Roland Halbe

Este projeto foi pensado para criar um espaço que irá destacar o restaurante dentro da Opera Garnier, sem imitar o monumento existente, mas respeitando-o ao afirmar o seu caráter verdadeiramente contemporâneo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:8 Rue Scribe, 75009 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante da Opera Garnier / Studio Odile Decq" [The Opera Garnier Restaurant / Studio Odile Decq] 09 Nov 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776802/restaurante-da-opera-garnier-studio-odile-decq> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.