Ilustrações que desafiam a realidade arquitetônica

Arquiteto Juan Luis Lopez, diplomado em 1980 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nacional de Córdoba, apresenta Aldeas, uma série de ilustrações onde a "lógica e o irracional, a realidade e a fantasia dão lugar a um universo imaginário povoado por ilusões".

O artista latino americano se permite olhar para a Idade Média com certa distância inserindo"perspectivas irreais, multifocais, multidirecionais, multidimensionais e técnicas de anamorfismos, deliberadamente utilizadas em procura de uma distorção lúdica das imagens."

Veja a seguir a coleção de Aldeas por Juan Luis López.

Ilustrações que desafiam a realidade arquitetônica - Mais Imagens+ 7

A visão do mundo e seu legado arquitetônico depende da localização temporal e espacial do observador; visto desde o fim do mundo (Argentina), o mundo e sua história adquire características únicas absolutamente particulares aos olhos de qualquer arquiteto.

El Aleph. Image Courtesy of Juan Luis López

Os antigos habitantes deste território localizado nos confins da terra, diferente dos aztecas, maias ou incas, não deixaram patrimônio arquitetônico como legado cultural ou para análise e estudo.

Nisto, somos um país jovem e quase sem passado.

Plaza Menor, Vieja Aldea. Image Courtesy of Juan Luis López

Se aceitamos que, a idade média é considerada como o período histórico da civilização ocidental compreendido entre o ano 476 com a caída do império romano ocidental e seu fim no ano de 1492 com o descobrimento da América, lembraríamos que os americanos nasceram para a civilização ocidental na idade moderna, distantes do mundo antigo e medieval.

La Comarca del Tajo. Image Courtesy of Juan Luis López

Os traçados medievais, suas aldeias, os antigos bairros góticos e a arqueologia do mundo clássico, são parte de um passado que não nos pertence, são espaços alheios a nossa realidade urbana e sua memória coletiva.

É justamente por isto que surge em mim a fascinação por decodificar estes misteriosos lugares especiais, inexistentes na paisagem cotidiana de nossas cidades.

La Aldea de la Colina. Image Courtesy of Juan Luis López

Como um jogo desenhado para arquitetos, sobrevoo mágicas aldeias, descubro aldeias que flutuam no ar ou pequenos mundo paralelos que não nos pertence e, portanto, encontram-se vazios de humanos.

Como um arqueólogo que viaja ao passado, me interno nesse mundo antigo, mágico e misterioso, capturando as imagens que enalteço em minhas ilustrações.

Aldea Flotante . Image Courtesy of Juan Luis López

Técnica de Ilustração

“Aldeas”, resume uma série de ilustrações onde a lógica e o irracional, a realidade e a fantasia dão lugar a um universo imaginário povoado de ilusões.

Pequeño Mundo. Image Courtesy of Juan Luis López

Estes desenhos tentam criar uma porta de entrada ao misterioso mundo subconsciente onírico.

Plaza Mayor Vieja Aldea. Image Courtesy of Juan Luis López

São memórias de um passado conhecido, um mundo despovoado, onde a única referência física da presença do homem se manifesta no cemitério.

Puerto de la Aldea Vieja. Image Courtesy of Juan Luis López

As ilustraçãoes das aldeias e paisagens são feitas com perspectivas irreais, multifocais, multidirecionais, multidimensionais e técnicas de anamorfismos, deliberadamente utilizadas em procura de uma distorção lúdica das imagens

La Aldea Circular. Image Courtesy of Juan Luis López

Perspectivas em voo de pássaro, como na "La Aldea Circular", imagens com olho de peixe, como no "Puerto de la Aldea Vieja", imagens panorâmicas contínuas com vários pontos de fuga, como na "Aldea Marina", ou perspectivas extremamente angulares compõem esta série de desenhos realizados com paixão e o auxílio de uma simples lapiseira.

Aldea Marina. Image Courtesy of Juan Luis López

Texto por Juan Luis López

Para ver mais ilustrações, clique aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Uribe, Begoña. "Ilustrações que desafiam a realidade arquitetônica" [Ilustraciones medievales que desafían la realidad arquitectónica] 01 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776347/ilustracoes-que-desafiam-a-realidade-arquitetonica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.