AD Brasil Entrevista: Sou Fujimoto / Bienal de Arquitetura de Chicago

A exposição "Architecture is Everywhere" de Sou Fujimoto Architects está entre as mostras favoritas dos leitores do ArchDaily Brasil na Bienal de Arquitetura de Chicago. A provocante coleção de objetos mundanos abraça a ideia de que o público - não apenas os arquitetos - deve ser incluído na celebração da arquitetura que acontece na Bienal.

Antes dos frutos da arquitetura florescerem, raramente revelamos as sementes cultivadas na mente dos arquitetos. É difícil capturar estas ideias primordiais, e mais ainda apresentá-las de um modo que apreenda o momento exato em que a arquitetura é "encontrada". 

A enganadora simplicidade de exibir "arquitetura encontrada" na realidade transmite uma lição mais profunda que Fujimoto descreveu em um cartaz que acompanha a mostra: "Arquitetura pode vir a ser de qualquer parte. Acredito que fomentar essa arquitetura-em-potencial na arquitetura real é, por si só, também arquitetura."

Sou Fujimoto Architects (Tóquio, Japão), "Architecture is Everywhere," 2015. Moss Architects (New York, US). "House No. 11 (Corridor House)," 2015. Foto de Steve Hall, Copyright Hedrich Blessing. Cortesia da Bienal de Arquitetura de Chicago

ArchDaily: Poderia descrever sua contribuição para a c

Estas pequenas peças são minha exposição nesta sala. O título é “Architecture is Everywhere”. Isso significa que vocês verão – como poderia dizer – coisas que se parecem com lixo ou objetos cotidianos ou algumas coisas estranhas com pessoas pequenas. E isso significa que em todo lugar podemos imaginar espaços arquitetônicos onde podemos colocar pessoas dentro e fora. Parecem escalas... e então se parece com arquitetura. E assim, às vezes, realmente criam-se espaços inesperados, relações inesperadas. Isto não é arquitetura, mas quando trazemos pessoas, podemos encontrar uma nova imaginação de arquitetura. Esta é uma espécie de teste divertido para expandir nossas ideias de arquitetura para além da nossa compreensão usual dela.

Então, é curioso ver como algumas coisas estranhas como batata frita ou coisas cotidianas são transformadas em arquitetura. Para os arquitetos, este é o ponto de partida para uma definição mais profunda da arquitetura; mas para o público em geral, é um ponto de partida muito interessante para desfrutar da arquitetura e como esta e os arquitetos podem ir além da compreensão comum da disciplina. Eu sinto que é muito bom abrir essas discussões para o público em geral, não apenas para arquitetos – para proporcionar a oportunidade de pensar sobre “o que é arquitetura”. 

Clique no botão CC para ativar as legendas em português.

A photo posted by ArchDaily 🏠 (@archdaily) on

AD Brasil Entrevista: Sou Fujimoto / Bienal de Arquitetura de Chicago - Mais Imagens+ 18

Sobre este autor
Cita: Quintal, Becky. "AD Brasil Entrevista: Sou Fujimoto / Bienal de Arquitetura de Chicago" [AD Interviews: Sou Fujimoto / Chicago Architecture Biennial] 02 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/776294/ad-brasil-entrevista-sou-fujimoto-bienal-de-arquitetura-de-chicago> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.