Design Liberland: Concurso para o masterplan de uma nova nação europeia

Em abril, o "terceiro menor estado soberano" do mundo foi fundado: Liberland. Estabelecido em uma pequena porção de terra em função de uma disputa de fronteiras entre a Croácia e a Sérvia, o novo país fundado sobre os princípios do libertarianismo está atualmente lutando por reconhecimento internacional. Apesar destes desafios, a micro-nação europeia está buscando ideias através de um concurso mundial de projetos para o masterplan de seu território de sete quilômetros quadrados. Patrik Schumacher, do escritório Zaha Hadid Architects, é um dos muitos especialistas convidados a avaliar as propostas enviadas.

"Em vez de esquemas puramente fantásticos ou artísticos, Liberland busca propostas radicalmente criativas, porém maduras, para uma cidade-nação de alta densidade do século XXI, responsiva à sua rede social contemporânea avançada", afirma o edital do concurso.

"Liberland é real. Não é apenas um concurso de ideias especulativas. Liberland precisa de arquitetura. As propostas devem incluir - mas ir além de - conceitos especulativos e sistemas projetuais completamente visualizados, ambiciosos e flexíveis, demonstrando agilidade de adaptação e máximo potencial para desenvolver um ambiente construído fluido e multi-autoral."

"O objetivo é alcançar um ecossistema artificial de alta permeabilidade, fluidez, flexibilidade e potencial empreendedor em uma ordem urbana complexa que funciona como um sistema coerente e unificado, embora altamente adaptativo às condições, grupos, indivíduos, instituições e organizações locais."

Segundo o Architects' Journal, cerca de 340 mil pessoas já se inscreveram para receber a cidadania de Liberland.

Saiba mais sobre o concurso, aqui.

Este artigo foi alterado para esclarecer as origens e atual situação legal de Liberland. 

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: Rosenfield, Karissa. "Design Liberland: Concurso para o masterplan de uma nova nação europeia" [Design Liberland: Competition Seeks to Masterplan New European Micronation] 25 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775911/design-liberland-concurso-para-o-masterplan-de-uma-nova-nacao-europeia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.