Conheça as vantagens das fachadas ventiladas

A Fachada Ventilada é considerada uma solução construtiva sustentável que alia inovação e eficiência energética auxiliando na melhoria do conforto térmico, já que é capaz de reduzir entre 30% a 50% do consumo de energia de um edifício. Outro diferencial do sistema é que os materiais utilizados em sua composição são 100% recicláveis

via Hunter Douglas Brasil®

O sistema cria uma segunda pele em relação à fachada principal do edifício, protegendo-a. Seu revestimento é fixado a uma armação de alumínio (ou de aço inoxidável) que se ancora na estrutura da edificação, mantendo a fachada afastada da alvenaria de vedação. 

via Hunter Douglas Brasil®

O princípio fundamental das fachadas ventiladas é seu sistema de juntas abertas, que permite que o espaço entre as placas não recebam vedação completa nas aberturas inferiores e superiores, possibilitando, assim, a criação da lâmina de ar na cavidade entre as duas paredes. Essa cavidade tem largura média entre 10 e 15 centímetros, mas pode ser maior caso seja necessária a passagem da rede através de um shaft de instalações do edifício, que produz o efeito chaminé, possibilitando a troca de ar permanente na câmara e maior o conforto ambiental dentro do edifício.

O efeito chaminé acontece quando o ar mais quente sobe e, pela diferença de pressão, suga para dentro da cavidade o ar mais fresco. O ar da cavidade muda continuamente e não aquece a face do corpo da edificação, que permanece protegida.

via Hunter Douglas Brasil®

Vantagens

Além de auxiliar na eficiência energética do edifício e colaborar com o conforto ambiental dos ambientes internos, as fachadas ventiladas possuem outras vantagens:

via Hunter Douglas Brasil®

-Sistema respirante
O sistema possibilita a dispersão do vapor presente no interior das paredes, eliminando a umidade dos edifícios. O vapor de água que se forma no interior do edifício também pode ser parcialmente eliminado através das paredes, contribuindo, assim, com a conservação da estrutura.

- Estanqueidade à água   
Quando dimensionado corretamente para as necessidades específicas de cada edifício, o sistema de fachadas ventiladas é capaz de controlar a entrada de água da chuva e eliminar as infiltrações, uma das causas mais frequentes da deterioração das fachadas.

- Facilidade de limpeza   
A estanqueidade da água é uma vantagem, também, porque sua alta durabilidade e seu baixo grau de absorção permitem que a limpeza  das placas seja feita pela própria água da chuva, diminuindo o acúmulo de sujeira e inibindo a fixação de produtos químicos, como tintas e outros compostos utilizados em pichações, por exemplo.    

- Facilidade de manutenção e reposição das placas   
Cada um dos painéis da fachada ventilada é independente. Esse fato facilita a instalação e a manutenção da fachada, possibilitando reparos, mudanças e checagens com agilidade. 

via Hunter Douglas Brasil®

Outras vantagens que devem ser consideradas são a redução considerável do prazo de obra, com baixo ruído e menor interdição a possibilidade de uso de placas em grandes formatos com segurança; a variedade de cores, formatos e texturas; a possibilidade de utilização da cavidade como shaft de instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado e também as opções de incluir tratamento de isolamento térmico e acústico e de tratamento de revestimento anti-bactericida.

via Hunter Douglas Brasil®

Aplicação

Aplicação Fachadas Ventiladas NBK . Image via Hunter Douglas Brasil®

O sistema de fachada ventilada pode ser utilizado em todas as tipologias arquitetônicas: residenciais (com redução considerável do prazo da obra); comerciais (menor custo de reposição e utilização do shaft como passagem de instalações); hotéis (com reforma mais rápida, com baixo ruído e menor interdição); hospitais (com opção de revestimento anti-bactericida) e equipamentos urbanos (baixo custo de manutenção). 

via Hunter Douglas Brasil®

Por meio de painéis e baguetes em terracota, as fachadas NBK® apresentam benefícios significativos para projetos comerciais e residenciais.

Fachadas Ventiladas NBK. Image via Hunter Douglas Brasil®

As fachadas ventiladas NBK® ventilam o edifício, minimizando o consumo de energia para o condicionamento de seu ar interior. Outro fator importante é que a sua composição é 100% reciclável.
Considerando a questão estética, o destaque fica por conta das cores e texturas com painéis em terracota com acabamento natural, esmaltado ou polido. Os painéis são, ainda, resistentes às intempéries.

Para inspirar você, separamos alguns projetos já publicados em ArchDaily Brasil que utilizaram o NBK® de Hunter Douglas®:

Casa Fatima / Jorge Hernández de la Garza

Museu Brandhorst / Sauerbruch Hutton

Campus Inacap / Estudio Larrain

Sobre a NKB
A NBK®, empresa do grupo Hunter Douglas®, é referência na arquitetura mundial e vem proporcionando ao mercado brasileiro de arquitetura soluções em cerâmica para pisos técnicos extrudados e fachadas ventiladas.
Foi a pioneira na fabricação e desenho de fachadas ventiladas em terracota cerâmica para grandes formatos. A argila, com a qual os painéis e pisos cerâmicos são fabricados, é um material natural que proporciona resistência e durabilidade, e que vem sendo utilizado nas edificações de todo o mundo.

Para saber mais sobre esse e outros produtos, acesse o Catálogo de Produtos de Hunter Douglas® em Materials ou vá diretamente a www.hunterdouglas.com.br.

Sobre este autor
Cita: Materials. "Conheça as vantagens das fachadas ventiladas" 20 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775512/conheca-as-vantagens-das-fachadas-ventiladas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.