Centro de Livros Esloveno em Trieste / SoNo Arhitekti

Centro de Livros Esloveno em Trieste / SoNo Arhitekti - Imagem 2 de 15Centro de Livros Esloveno em Trieste / SoNo Arhitekti - Imagem 3 de 15Centro de Livros Esloveno em Trieste / SoNo Arhitekti - Imagem 4 de 15Centro de Livros Esloveno em Trieste / SoNo Arhitekti - Imagem 5 de 15Centro de Livros Esloveno em Trieste / SoNo Arhitekti - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: SoNo Arhitekti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  177
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Žiga Lovšin
Centro de Livros Esloveno em Trieste / SoNo Arhitekti - Imagem 6 de 15
© Žiga Lovšin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é vencedor de um concurso para o Centro de Livros Esloveno em Trieste, Itália.

Centro de Livros Esloveno em Trieste / SoNo Arhitekti - Imagem 9 de 15
© Žiga Lovšin

A proximidade com a Piazza Oberdan e o Salão Nacional de Fabiani incentivou os arquitetos a olhar mais de perto para os laços simbólicos que são importantes para a minoria eslovena que vive em Trieste.

Elementos geométricos decorativos foram quebrados e transformados em uma estrutura moderna, que está representada no padrão básico das estantes.

Centro de Livros Esloveno em Trieste / SoNo Arhitekti - Imagem 11 de 15
Planta Baixa Térreo

O edifício histórico onde o novo centro está localizado é um palácio que data da primeira metade do século passado. O conceito arquitetônico dos interiores atualizam o existente com um cenário composto por prateleiras de livros que conferem uma ambiência moderna ao espaço. As estantes são o elemento central dos interiores, anunciando a sua função para os visitantes e para a cidade. Grandes superfícies envidraçadas voltadas para a colunata coberta abrem os pontos de vista para o interior do Centro, o que resulta em um projeto que tornar-se uma parte animada da cidade. Portanto, o espaço da cidade torna-se uma arena para diferentes eventos, oficinas e conferências - cultura eslovena está aberta para a cidade e seus habitantes.

Centro de Livros Esloveno em Trieste / SoNo Arhitekti - Imagem 4 de 15
© Žiga Lovšin

O interior é aconchegante, convidando os visitantes a entrar e visitá-lo repetidamente. O centro de livros não é apenas uma livraria, mas um lugar para organização de eventos sociais e culturais para todos os tipos de visitantes - é pensado também em sua nova geração de visitantes que gostam de navegar na web atrás de notícias e cultura e que gostam de e-books. Para as crianças, há um canto de leitura que oferece brincadeiras, publicações infantis e diferentes oficinas. Os visitantes idosos podem descansar e navegar através dos livros na área de estar confortável enquanto estão intimamente relacionados com a atmosfera circundante.

Centro de Livros Esloveno em Trieste / SoNo Arhitekti - Imagem 15 de 15
Conceito

Ao entrar, o visitante se vê cercado por livros. O padrão das estantes e sua composição acompanhados por exposições interativas tornam-se o ponto central do espaço. O material que predomina é a madeira, que emana calor e aconchego, especialmente em contraste com o chão liso brilhante. Desta forma, a cor e a estrutura da madeira tornam-se ainda mais pronunciadas.

Centro de Livros Esloveno em Trieste / SoNo Arhitekti - Imagem 7 de 15
© Žiga Lovšin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Trieste, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Livros Esloveno em Trieste / SoNo Arhitekti" [Slovenian Book Center In Trieste / SoNo Arhitekti] 12 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/775089/centro-de-livros-esloveno-em-trieste-sono-arhitekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.