Restaurante e Bar Hay Hay / Vo Trong Nghia Architects

Restaurante e Bar Hay Hay / Vo Trong Nghia Architects - Mais Imagens+ 15

Ngũ Hành Sơn, Vietnã
  • Arquitetos: VTN Architects; VTN Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2224
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hiroyuki Oki
  • Construtor De Bambu: Vo Trong Nghia Architects
  • Cliente: Thanh Do Investment Development and Construction JSC
  • Arquiteto Principal: Vo Trong Nghia
  • Arquiteto Responsável: Ngo Thuy Duong, Nguyen Van Thu
  • Cidade: Ngũ Hành Sơn
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao lado da principal estrada de ligação entre a cidade de Da Nang e a antiga vila de Hoi An, localiza-se o Resort Naman, um qualificado resort costeiro a 16 km de distância do aeroporto internacional de Da Nang.

© Hiroyuki Oki

Naman Retreat é concebido como um moderno complexo de resort tropical, ainda que pacífico. Numa área de 3,4 ha, a missão era harmonizar 80 bangalôs, hotéis, 20 residências, além de 6 de luxo. O conceito do resort é proporcionar tratamento físico e mental aos clientes num ambiente naturalmente amigável e com atividades saudáveis, como spa, yoga, e esportes de praia. Para alcançar uma atmosfera perfeita, que permite aos hóspedes o máximo de purificação do corpo e da mente, o resort foi projetado com uma mistura harmoniosa de vegetação, pedra natural e bambu.

© Hiroyuki Oki

Restaurante e Bar Hay Hay

O edifício de frente à principal vista para a praia e piscina serve como espaço de refeições. Este edifício tem capacidade para 350 convidados no térreo. Esse piso é a principal local de refeições que oferece café da manhã, almoço e jantar para os hóspedes que se hospedam no resort e os visitantes. Há também um porão que serve como cozinha e piso técnico.

© Hiroyuki Oki

O restaurante foi concebido com uma gama variada de espaços criados pela mudança de nível e pela estrutura de bambu do edifício. Grandes grupos podem desfrutar de refeições juntos sob as cúpulas de bambu, uma família ou um casal pode desfrutar da sua refeição em áreas mais privadas ao lado dos pilares cônicos que dividem visualmente o salão em espaços íntimos menores criando áreas semi privadas. O restaurante também oferece espaço ao ar livre para aqueles que preferem desfrutar suas refeições sob o céu. Há 2 mesas arredondadas imersas na piscina de frente para o mar. Para fornecer luz durante o dia, existem claraboias de vidro na parte superior de cada abóbada no centro do edifício, que conduz a luz natural ao espaço de refeições.

Gound Floor Plan

A estrutura principal do restaurante é projetada em bambu. Sua planta retangular é composta por 29 pilares cônicos e 2 cúpulas de bambu. Todas as colunas estão ligadas pelo telhado inclinado, que consiste de bambus retos em sistema de grelha. Projetamos a fachada de vidro apoiada por colunas de concreto no interior para obter um espaço que pode ser totalmente fechado para o ar condicionado e ainda estar conectado com a paisagem exterior.

© Hiroyuki Oki

Todos os bambus utilizados no projeto foram tratados todos naturalmente no local. O processo de tratamento consiste em flexionar o bambu pelo fogo, imersão em água e fumigação. Este procedimento levou quatro meses para atingir uma melhor qualidade dos bambus.

© Hiroyuki Oki

As colunas cônicas consistem internamente de bambus retos, chamados localmente de "Luong", e uma superfície exterior criada por bambus dobrados, chamados de "Tam Vong". A fim de obter o máximo de benefícios de cada tipo de bambu, o projeto seguiu as características de cada um. Para superar grandes vãos, o bambu "Luong" é mais adequado, já que os troncos podem atingir comprimentos de até 8 m e seus diâmetros podem chegar a até 100 mm. Para as dobras, o bambu "Tam Vong" é a escolha perfeita, o diâmetro é menor, mas a casca é mais grossa, portanto, os troncos são muito flexíveis para dobrar.

© Hiroyuki Oki

O bar

Na frente do Restaurante Hay Hay há um edifício em torre flutuando na superfície da água. Ele serve como um bar e ele está conectado diretamente ao restaurante. Esta estrutura de pequena escala atrai atenção, graças à sua forma orgânica incomum que adiciona dinâmica à paisagem do restaurante. Em termos técnicos, é uma concha hiperbolóide.

© Hiroyuki Oki

A estrutura parece muito dinâmica com suas curvas, mas com uma geometria muito simples. A superfície é semelhante a um cilindro, rotacionado em 2 direções. Para criar essa superfície torcida, apenas linhas retas foram necessárias e, portanto, foram aplicados apenas bambus retos. Para a característica única deste hiperbolóide, o projeto está usando apenas bambu "Luong", que é muito adequados por sua força e comprimento, que pode chegar a até 8 metros, para apoiar os 8,5 metros de altura.

© Hiroyuki Oki

A estrutura do bar dá aos convidados sentados internamente uma visão original, numa atmosfera alegre, como se flutuasse na água. É também uma zona de transição entre o restaurante e a praia. Para os hóspedes que passam em torno da água, os reflexos proporcionam uma vista impressionante.

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ngũ Hành Sơn, Da Nang, Vietnã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante e Bar Hay Hay / Vo Trong Nghia Architects" [Hay Hay Restaurant and Bar / VTN Architects] 11 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774990/restaurante-e-bar-hay-hay-vo-trong-nghia-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.