O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Aires Mateus vence concurso para projetar novo Pôle Muséal de Lausanne

Aires Mateus vence concurso para projetar novo Pôle Muséal de Lausanne

Aires Mateus vence concurso para projetar novo Pôle Muséal de Lausanne
Aires Mateus vence concurso para projetar novo Pôle Muséal de Lausanne, © Aires Mateus
© Aires Mateus

Um júri liderado por David Chipperfield, Kengo Kuma e pelo presidente da Pôle Muséal Support Foundation, Olivier Steimer, anunciou o escritório português Aires Mateus & Associados como vencedor de um concurso internacional para projetar o novo Pôle Muséal de Lausanne. Os arquitetos premiados, selecionados entre mais de 20 escritórios, foram elogiados pelo júri por sua proposta ser "coerente, simples e brilhante".

A proposta, intitulada "Um Museu, dois museus", é compreendida como uma única casca externa composta por duas partes: o Musée de l’Elysée (Museu da Fotografia) e o MUDAC (Museu de Design e Arte Contemporânea). Ambos os museus são conectados por uma entrada compartilhada que "forma uma extensão natural para a esplanada pública". Até 2020 o projeto estará concluído, transformando um antigo terreno à beira de uma estrada ferroviária na primeira etapa do distrito artístico da cidade.

© Aires Mateus
© Aires Mateus

"A área de recepção para visitantes será diretamente acessível a partir da praça pública", disseram a diretora do Musée de l'Elysée, Tatyana Franck, e a diretora do MUDAC , Chantal Prod'Hom.

© Aires Mateus
© Aires Mateus

"O paisagismo do terreno e da cobertura darão ao lugar uma conotação única e aconchegante", acrescentou a dupla. "Uma escadaria que leva ao MUDAC e outra que leva ao Musée de l’Elysée sinalizarão claramente a escolha oferecida aos visitantes. As duas áreas de exposição dobrarão o espaço atualmente disponível para cada museu em seu local histórico."

Diagram. Image © Aires Mateus
Diagram. Image © Aires Mateus

Dos arquitetos:
Um Museu, dois museus, um espaço.
Dois volumes maciços confinam um espaço.
Um espaço vazio que se dilata e se comprime.
Um espaço em permanente contacto com o exterior.
Um espaço de entrada, de passagem, de pausa,
Uma praça coberta que dá acesso aos dois museus.

© Aires Mateus
© Aires Mateus

Duas massas de betão. Numa ondulação geométrica, aproximam-se, tocam-se, abrem-se. Pelo céu ou através do pavimento, encontram a sua luz, sutil, controlada. Entre elas, o espaço flutua. O Museu L'Elysée desenha o pavimento, o museu MUDAC, a cobertura.

© Aires Mateus
© Aires Mateus

Dois museus e um espaço compõem um volume prismático, destacado por um vazio periférico dos restantes serviços. Estes, absorvidos pelo limite do terreno, libertam em torno do Museu o espaço necessário para encontrar a sua luz natural e para destacar a unidade do prisma a que dão vida.

Um Museu, dois museus, é um ponto de partida. A ideia de que cada entidade é caracterizada por uma luz, um espaço. A ideia de que o valor arquitetônico do invólucro mais não é que o valor de preservar o seu conteúdo.

Site. Image © Aires Mateus
Site. Image © Aires Mateus

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Karissa Rosenfield
Autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Aires Mateus vence concurso para projetar novo Pôle Muséal de Lausanne" [Aires Mateus Wins Competition to Design New Pôle Muséal of Lausanne] 06 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774844/aires-mateus-vence-concurso-para-projetar-novo-pole-museal-de-lausanne> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.