Carbono / SuperLimão

Carbono / SuperLimão - VigaCarbono / SuperLimão - Imagem 3 de 25Carbono / SuperLimão - Imagem 4 de 25Carbono / SuperLimão - VigaCarbono / SuperLimão - Mais Imagens+ 20

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: SuperLimão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Autores: Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Sérgio Cabral, Antonio Carlos Figueira de Mello
  • Colaboradoras: Cristina Onone, Luciana Uras
  • Construção: SuperLimão Studio e José de Oliveira
  • Paisagismo: Sapu
  • Iluminação: SuperLimão Studio e LdArti
  • Fornecedores: Skygarden
  • área Do Terreno: 300 m²
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Carbono / SuperLimão - Imagem 4 de 25
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício, que já passou por outras reformas, era marcado por seu forro de gesso que configurava um pé-direito baixo e seus grandes pilares. Durante o projeto, os pilares foram descascados até seus limites e os forros demolidos, assim como o telhado na parte posterior. Desta forma se inicia a obra que reúne as mais diferentes referências apresentadas pelo cliente para criar um ambiente harmônico, mas com identidade própria, que traduzisse a linguagem da marca de mobiliários em arquitetura.

Carbono / SuperLimão - Fachada, Janela
© Maíra Acayaba

A fachada é composta por painéis negros executados através da técnica japonesa do shou-sugi-ban, que consiste em queimar a superfície da madeira até o ponto de carbonização. A sobriedade do material é quebrada pelas aberturas de engrenagens e polias que assumem formas distintas e revelam cores vivas na parte oposta dos painéis.

Carbono / SuperLimão - Imagem 3 de 25
© Maíra Acayaba

Diferentes revestimentos - placas de concreto, vidro, cimento queimado, borracha, madeira, tijolo, pinturas - são combinados e aplicados no espaço que é deixado quase como uma ruína, sem polimentos. Os materiais foram pensados de forma fluída, ora no piso, ora nas paredes, a fim de conformar diversas composições geométricas.

Carbono / SuperLimão - Sofá, Mesa, Viga
© Maíra Acayaba

Desta forma diferentes ambientes são definidos através da composição criada pelo conjunto de materiais, resultando em layouts livres e que trazem maior flexibilidade para a exposição dos sofás.

Carbono / SuperLimão - Fachada
© Maíra Acayaba

O telhado na parte posterior foi substituído por um mais alto construído em telha de fibrocimento com uma cobertura verde. Para que a telha pudesse suportar a carga foi utilizado um substrato mais leve que a terra, o qual reproduz em poucos centímetros a espessura de metros de terra convencional. O telhado verde melhora o isolamento térmico e umidade do local. Além disso, foram instaladas claraboias que permitem a entrada de luz natural e conformam um espaço mais atraente no fundo da loja.

Carbono / SuperLimão - Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Maíra Acayaba

No pavimento superior é possível ver o telhado jardim criado e o térreo através de uma pequena abertura criada no nível do parapeito. Neste espaço há uma biblioteca com livros de referências arquitetônicas e outro espaço revestido de madeira pinus onde os clientes podem ver os catálogos de materiais e possibilidades que a marca oferece.

Carbono / SuperLimão - Viga
© Maíra Acayaba

Toda distribuição elétrica é feita por eletro-calhas e os pontos de energia são flexíveis, facilitando a disposição de novos layouts na loja. A laje foi pintada em tom neutro e o forro foi feito com chapa expandida para trazer unidade ao ambiente. 

Carbono / SuperLimão - Imagem 23 de 25
Corte Transversal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Carbono / SuperLimão" 05 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774676/carbono-superlimao-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.