Proposta finalista para o Museu Bauhaus faz uma ponte entre a cidade e o parque

Replicando a esquina entre a Friedrichstrabe e a Kavalierstrabe, a proposta de Guerra De Rossa Arquitectos e Pedro Livni Arquitecto para o Museu Bauhaus em Dessau se organiza segundo a forma de um "L" suspenso sobre o solo para criar uma passagem e espaço de encontro no parque onde se localiza. O volume monolítico, construído em concreto armado, age como um gesto único, enfatizando sua massa. Saiba mais sobre a proposta, a seguir.

Vista interna Cortesia de Guerra De Rossa Arquitectos + Pedro Livni Arquitecto

Através de paredes móveis, os espaços programáticos se tornam flexíveis. Os espaços administrativos podem ser organizados como escritórios convencionais compartimentados ou como uma grande planta aberta. De modo similar, as áreas de eventos e oficinas podem ser unificadas para compor um grande hall de entrada para a realização de eventos comunitários e espaços de exposição. A implantação no terreno também permite que eles se relacionem com o parque adjacente, contrastando com a formalidade dos espaços do pavimento superior do museu.

Vista externa. Cortesia de Guerra De Rossa Arquitectos + Pedro Livni Arquitecto
Vista externa. Cortesia de Guerra De Rossa Arquitectos + Pedro Livni Arquitecto

O parque municipal de Dessau no qual o museu será implantado existe como uma planície cercada por altas árvores organizadas em grupos para criar zonas sombreadas. Esta organização facilita a atividade dos pedestres, cujo fluxo é controlado pelos caminhos existentes. A proposta preserva essas condições e cria um pátio interno onde os pedestres podem interagir. O projeto também prevê o plantio de mais árvores no parque, que contribuirão para criar diferentes atmosferas ao longo do ano.

Modelo físico. Cortesia de Guerra De Rossa Arquitectos + Pedro Livni Arquitecto

Embora não tenha sido selecionada como vencedora, esta proposta passou para a segunda fase do concurso e foi eleita como finalista. Veja outras propostas, incluindo a vencedora, aqui.

  • Arquitetos

  • Arquitetos responsáveis

    Fernando De Rossa, Pedro Livni
  • Equipe de projeto

    Federico Lapeyre, Claudia Curbelo, Angie Rodriguez, Juan Pablo López, Felipe Juanicó, Arq. Christian Kutscher, Arq. Alicia Martínez, Alejandro Ortega
  • Paisagismo

    Paula Ignacia Aguirre Brautigam
  • Engenharia civil

    Magnone Pollio
  • Condicionamento térmico

    Luis Lagomarsino
  • Consultoria de iluminação

    Ricardo Hofstadter
  • Consultoria de custos

    BFM Architekten Berlin
  • Curador

    Clauida Nahson, Morris & Eva Feal (The Jewish Museum NY)
  • Chefe de Laboratório

    Ma. Del Pilar Alliende
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

    Cortesia de Guerra De Rossa Arquitectos + Pedro Livni Arquitecto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Oh, Eric. "Proposta finalista para o Museu Bauhaus faz uma ponte entre a cidade e o parque" [Bauhaus Museum Finalist Acts as a Gate Between City and Park] 03 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774591/proposta-finalista-do-museu-bauhaus-age-como-uma-ponte-entre-a-cidade-e-o-parque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.