Estação Verde Comunitária / Hong Kong Architectural Services Department

Estação Verde Comunitária / Hong Kong Architectural Services Department - Imagem 2 de 23Estação Verde Comunitária / Hong Kong Architectural Services Department - Imagem 3 de 23Estação Verde Comunitária / Hong Kong Architectural Services Department - Imagem 4 de 23Estação Verde Comunitária / Hong Kong Architectural Services Department - Imagem 5 de 23Estação Verde Comunitária / Hong Kong Architectural Services Department - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: ArchSD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  780
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Architect In Charge: Thomas Wan, Jacqueline Lee
  • Cidade: Hong Kong
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Estação Verde Comunitária está localizada em Sha Tin, Hong Kong, possui uma área de 1800 m² e foi inaugurada no final de 2014 com um orçamento de £1.6M. É um projeto piloto para implementar a estratégia de gestão de resíduos do Governo de "primeiro a redução". A estação apoia os esforços de reciclagem na comunidade; e abriga programas educacionais e de espaços de exposição para defender a importância da reciclagem. Consiste em centro de educação, oficina, escritório e instalações auxiliares.

Estação Verde Comunitária / Hong Kong Architectural Services Department - Imagem 7 de 23
Cortesia de Architectural Services Department

Desafio

Como criar uma estação temporária de reciclagem em nossa vizinhança que pudesse ter um impacto positivo na comunidade? Não queremos que a estação se torne um ponto de coleta de lixo, mas um acréscimo positivo na área. Transformamos um estacionamento subutilizado em um espaço de encontro, e tratamos 'design sustentável' não como uma técnica mas como parte de nossa cultura local.

Estação Verde Comunitária / Hong Kong Architectural Services Department - Imagem 23 de 23
Diagrama

Conceito de projeto

A estação é dividida em pátio ajardinado e um pátio nos fundos para servir às funções de exposição e oficinas. Os edifícios são compostos de contêineres modulares, modificados para cumprir diferentes funções. A ideia do jardim é incorporar o sentimento de comunidade e proporcionar um sentimento de oásis no coração da área industrial. Cria múltiplas camadas de espaços, do público ao privado, do espaço aberto, semi-aberto e fechado, como uma interpretação da ideia de pavilhão em um jardim chinês.

Estação Verde Comunitária / Hong Kong Architectural Services Department - Imagem 9 de 23
Cortesia de Architectural Services Department

Estes conceitos de 'pavilhão' e 'varanda' são expressos nos espaços de exposição e área de circulação, com difusão da luz natural através dos painéis de bambu e pergolados. Uso flexível do espaço é possível através do layout de planta livre e conectividade entre os espaços internos e externos.

Estação Verde Comunitária / Hong Kong Architectural Services Department - Imagem 2 de 23
Cortesia de Architectural Services Department

Embora a Estação Verde seja temporária, ela personifica os valores culturais permanentes, redescobrindo nossas raízes e encontrando paralelos com características verdes prevalecentes.

Estação Verde Comunitária / Hong Kong Architectural Services Department - Imagem 18 de 23
Cortesia de Architectural Services Department

Declaração de Sustentabiliade

Uma vez que não é necessário o uso de ar condicionado, a envoltória do edifício se abre para os pátios para maximizar ventilação cruzada aliada com a criação de grandes telhados em balanço e estruturas de suporte de vegetação para proteger do sol direto. A luz natural é trazida nos escritórios e área multi-funcional através de grandes superfícies envidraçadas. O espaço expositivo é bem iluminado através da cobertura de bambu e parede semi aberta.

Estação Verde Comunitária / Hong Kong Architectural Services Department - Imagem 15 de 23
Cortesia de Architectural Services Department

A vegetação está espalhada ao longo do edifício e pátios como uma maneira de permitir que o verde das montanhas próximas seja filtrado no coração do bairro. Canteiros ao lado das telas de bambu misturam-se com a fachada, suavizam o caráter dos contêineres e harmonizam a paisagem urbana.

Estação Verde Comunitária / Hong Kong Architectural Services Department - Imagem 8 de 23
Cortesia de Architectural Services Department

Os componentes construtivos são elementos pré fabricados e modulares, o que inclui os contêineres, tijolos e blocos do piso, que são feitos de materiais reciclados.

Estação Verde Comunitária / Hong Kong Architectural Services Department - Imagem 22 de 23
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sha Tin, Hong Kong (RAE)

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Estação Verde Comunitária / Hong Kong Architectural Services Department" [Community Green Station / ArchSD] 02 Out 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774168/estacao-verde-comunitaria-hong-kong-architectural-services-department> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.