Escola da Cidade promove a aula aberta "Cultura ou Culturas Brasileiras"

A Escola da Cidade recebe na quarta-feira, 23 de setembro, Alfredo Bosi, professor universitário, crítico e historiador de literatura, para a aula aberta “Cultura ou Culturas Brasileiras”. A atividade faz parte do programa de Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Faculdade e acontece no Teatro Aliança Francesa.

SOBRE O CONVIDADO

Alfredo Bosi é crítico e historiador literário, ensaísta e professor. Especialista em literatura brasileira, filologia românica, literatura italiana e doutor com a tese "Mito e Poesia em Leopardi" (1964). Autor de inúmeros livros com enfoque na cultura e literatura brasileira, seu destacado livro "Dialética da Colonização" (1992) mostra a amplitude de um olhar crítico que vê a literatura e sua hermenêutica dentro de um panorama amplo, transformando a história da literatura em análise profunda da sociedade brasileira. Desde 2003 ocupa a cadeira número 12 da Academia Brasileira de Letras - ABL.

Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade de São Paulo (1958) e doutorado em Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo (1964). Livre-docente de Literatura Italiana (1970). Atualmente é Professor Titular Aposentado e Professor Emérito de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. Membro da Comissão de Lexicografia e da Comissão de Publicações da Academia Brasileira de Letras. Coordenador do Conselho da Cátedra Lévi-Strauss mantida pelo Convênio entre o Instituto de Estudos Avançados e o Collège de France.

SOBRE O SEMINÁRIO

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. A programação está disponível no site da Escola. Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação do Seminário pelo e-mail seminario@escoladacidade.edu.br.

Ao longo deste semestre, o Seminário contará ainda com as presenças de Enrico Fontanari, Agnaldo Farias, Cauê Alves, Anália Amorim, Marta Moreira, Petra Costa, Martha Kiss, Fabrício Corsaletti, Manuel da Costa Pinto e José Guilherme Pereira Leite, professor coordenador da atividade.

Aula aberta: Cultura ou Culturas Brasileiras, com Alfredo Bosi

  • Data: 23 de setembro
  • Horário: 18 horas
  • Local: Teatro Aliança Francesa
  • Endereço: Rua General Jardim, 182
  • Informações: www.escoladacidade.edu.br / seminario@escoladacidade.edu.br / (11) 3258-8108

  • Título

    ESCOLA DA CIDADE DEBATE CULTURAS BRASILEIRAS
  • Website

  • Organizadores

    Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • De

    23 de Setembro de 2015 06:00 PM
  • Até

    23 de Setembro de 2015 08:00 PM
  • Onde

    Teatro Aliança Francesa
  • Endereço

    Rua General Jardim, 182

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola da Cidade promove a aula aberta "Cultura ou Culturas Brasileiras"" 23 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774036/escola-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.