Arabesque Wall: impressão 3D de uma parede composta por 200 milhões de superfícies

Com 3 metros de altura, 'Arabesque Wall' de Benjamin Dillenburger e Michael Hansmeyer é um objeto de complexidade intimidadora. Feita a partir de impressão 3D ao longo de 4 dias e com um arquivo de 50 Gigabytes, a peça é uma demonstração das incríveis possibilidades formais alcançadas com o desenho algorítimico e impressão 3D.

"A arquitetura deve surpreender, emocionar e irritar", explicam Dillenburger e Hansmeyer. "Tanto em um esforço intelectual e fenomenológico, deve ser abordada não apenas com a mente, mas com todos os sentidos. Deve ser julgada pelas experiências que gera."

Arabesque Wall: impressão 3D de uma parede composta por 200 milhões de superfícies - Mais Imagens+ 6

© Victoria Fard

Criada em colaboração com a forma Design Exchange de Toronto para a exposição 3DXL, a peça de 800 kg é composta por 12 blocos menores impressos com areia que foram desenhados ao longo de quatro meses, construídos em quatros dias e montados em quatro horas.

© Peter Andrew

Inspirado nos arabescos da arte islâmica, Dillenburger e Hansmeyer utilizaram um software específico e um algoritmo de dobras interativas para criar uma geometria que contem 200 milhões de superfícies, cada uma com dimensão de apenas 0,2 milímetros.

© Victoria Fard

Tendo em mente que a impressão 3D fez com que tanto a complexidade como a personalização não sejam mais tão caras, os idealizadores explicam que 'Arabesque Wall' "traz uma arquitetura altamente diferenciada e espacialmente complexa na qual o ornamento e a expressão formal deixam de ser um luxo... Livre das restrições de fabricação, agora podemos voltar ao desenho, agora temos a oportunidade de redefinir o que é que queremos."

Desenvolvimento do projeto. Imagem © Hansmeyer / Dillenburger
© Victoria Fard

Designers: Benjamin Dillenburger, Michael Hansmeyer
Equipe: Farzaneh Victoria Fard, John Natanek, Timothy Boll
, Paul Kozak, Andrew Lee
Apoio: John H. Daniels Faculty of Architecture, University of Toronto; ExOne, Troy, Michigan;
 Sierra Spray Painting Ltd., Bolton, Ontario

Desenvolvimento do projeto. Imagem © Hansmeyer / Dillenburger

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yunis, Natalia. "Arabesque Wall: impressão 3D de uma parede composta por 200 milhões de superfícies" ['Muro arabesco' impreso en 3D compuesto por 200 millones superficies individuales] 21 Set 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/773838/arabesque-wall-impressao-3d-de-uma-parede-composta-por-200-milhoes-de-superficies> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.