Espaço Miguel Delibes / Rafael de La-Hoz

Espaço Miguel Delibes  / Rafael de La-Hoz - Mais Imagens+ 10

Alcobendas, Espanha
  • Colaboradores: Carolina Fernández, Francisco Arévalo e Hugo Berenguer
  • Diretor De Projeto E Execução: Belén Rivera, Ángel Rolán
  • Equipe De Projeto: Belén Rivera, Marta Tobías e Silvia Villamor
  • Design Gráfico: Luis Muñoz, Carlos Ripoll e Daniel Roris
  • Modelos: Fernando Mont e Víctor Coronel Benítez
  • Arquitetos Técnicos: Yolanda Pérez Basanta e Cristina Nicolás
  • Gestão Da Construção: DPS, Javier Poole Derqui
  • Construtora: UTE: ACCIONA- OBENASA (estrutura), UTE: PEYBER-FOSHIDRO (acabamentos e instalações)
  • Engenharia Estrutural: NB-35 S.L.
  • Engenharia De Instalações: Pérez-Barja S.A.
  • Telecomunicações: Pérez-Barja S.A.
  • Cidade: Alcobendas
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Alfonso Quiroga

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício hospeda a Universidade Popular, a sede da Escola Internacional da Escola Internacional de Fotografia PhotoEspaña de Alcobendas, assim como uma Midiateca e um Serviço de Atenção Cidadã da Prefeitura.

© Alfonso Quiroga

Inaugurado com o nome do célebre escritor castelhano, Miguel Delibes, o novo edifício situa-se num terreno de 6.000 m², na Avenida Pablo Iglesias de Alcobendas, uma das zonas mais jovens da cidade. É o resultado da vontade expressa do promotor de criar um centro aberto e dinâmico até o ponto de condicionar uma volumetria singular.

© Alfonso Quiroga

Rafael de La-Hoz propõe um edifício com três volumes claramente diferenciados entre si, mas totalmente inter-relacionados: um cubo de vidro, um volume maciço mais alto e uma coroa perimetral de proporções horizontais. Este último ergue-se do solo para criar outro espaço, uma nova praça de confluência e intercâmbio.

© Alfonso Quiroga

O vazio ocasionado pela coroa perimetral configura um grande vazio, um amplo pátio, onde os outros dois volumes são inseridos, deixando entre eles espaços preenchidos de ar e luz. Esses dois pátios resultantes têm características contrapostas devido aos seus tamanhos, proporções e orientação. O primeiro e maior, de inverno, é ajardinado e tem boa insolação. O segundo, mais verticalizado, é sombreado, para o verão.

© Alfonso Quiroga

O volume central envidraçado representa o coração da proposta. Nele estão a sala polivalente no térreo, e o espaço geral do edifício junto à área de exposições e a área de descanso no primeiro pavimento. Sua posição centrada no conjunto entre os dois pátios e tangente ao volume perimetral, o convertem num volume isolado que, graças à sua materialidade envidraçada, assemelha-se a uma enorme lanterna desde o exterior durante a noite.

© Alfonso Quiroga
Planta Baixa
© Alfonso Quiroga

No volume perimetral são distribuídas as salas de aulas e oficinas da Universidade. No volume maciço localiza-se o Serviço de Atenção ao Cliente (SAC), a Escola Internacional de Fotografia, as Salas de Professores e a Direção.

© Alfonso Quiroga

Cada um dos volumes tem uso e acesso independentes desde a rua, o que permite que sejam utilizados em diferentes horários e de distintas maneiras, permitindo uma utilização completamente flexível do complexo.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida de Pablo Iglesias, 28100 Alcobendas, Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço Miguel Delibes / Rafael de La-Hoz" [Espacio Miguel Delibes / Rafael de La-Hoz] 08 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772196/espaco-miguel-delibes-rafael-de-la-hoz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.