Hotel Awasi Patagonia / Felipe Assadi + Francisca Pulido

Hotel Awasi Patagonia  / Felipe Assadi  + Francisca Pulido  - Mais Imagens+ 24

Torres de Paine, Chile
  • Arquitetos: Felipe Assadi Arquitectos, Francisca Pulido ; Felipe Assadi , Francisca Pulido
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fernando Alda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CHC
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda é um hotel na Patagônia chilena, localizado a seis quilômetros do Parque Nacional Torres del Paine, composto por doze habitações mais suas áreas comuns.

© Fernando Alda

O projeto começou com uma condição de ficar escondido na paisagem. A vastidão da pampa patagônica não permitia a interrupção de um "edifício" num silêncio permanente. Por isso, optamos por unidades isoladas, como cabanas "dispersas" ao longo do prado.

Croquis

A arquitetura, tanto das cabanas como das áreas comuns, tem sua origem nas construções tradicionais do extremo sul chileno, onde a estrutura fica praticamente no exterior dos recintos mediante pilares que seguem uma modulação de aproximadamente um metro. A fragilidade e umidade do terreno sugeria construções elevadas tipo "palafitas", e a distância e inclemências climáticas fizeram com que maior parte do hotel fosse pré-fabricado.

© Fernando Alda
Planta - Áreas Comuns
© Fernando Alda

A modulação dos pilares frente ao bosque e a escolha da madeira, que com o tempo adquire um tom platinado, somado a uma implantação precisa para cada unidade, faz com que a construção se misture com a paisagem.

© Fernando Alda

As cabanas, com certa autonomia, dependem da área central, que conta com três volumes nos quais encontram-se os recintos de estar, restaurante, bar e áreas de leitura e observação, que se relacionam entre si mediante caminhos pedonais que atravessam as árvores nativas.

© Fernando Alda

Não foi desenhado nada que não pudesse ser realizado com as tecnologias locais e sua mão de obra precária e escassa. Foram descartados detalhes construtivos sofisticados e que não eram importantes. Assim, evitamos as possibilidades de erros que fossem difíceis e caros, e adotamos o passado como uma metodologia de projeto.

© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Torres de Paine, XII Região de Magallanes y la Antártica Chilena, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Awasi Patagonia / Felipe Assadi + Francisca Pulido " [Hotel Awasi Patagonia / Felipe Assadi + Francisca Pulido] 15 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771918/hotel-awasi-patagonia-felipe-assadi-plus-francisca-pulido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.