IAB-RJ promove evento para discutir planejamento urbano participativo

Os arquitetos americanos Joel Mills, diretor do Center for Communities by Design do American Institute of Architects (AIA), e Wayne Feiden, diretor de Planejamento e Urbanismo da cidade de Northampton, discutem as experiências de projeto e planejamento participativo nos Estados Unidos no IAB-RJ. O evento, que acontece no dia 17 de agosto, é gratuito e aberto ao público e terá mediação do presidente do departamento carioca do IAB, Pedro da Luz Moreira.

Com vinte anos de carreira, Joe Mills tem sua atuação focada na capacitação cívica de comunidades e instituições internacionais. Esse esforço tem ajudado milhões de pessoas a participar dos processos democráticos americanos, como iniciativas de planejamento comunitário. Nos últimos cinco anos, Mills arrecadou US$ 1 bilhão em novos investimentos urbanos.

Já Wayne Feiden conseguiu ajudar a sua cidade (Norhampton) a obter o mais alto resultado de “capital comunitário” no ranking de sustentabilidade. Seu foco inclui revitalização dos centros urbanos comerciais, transportes, preservação de espaços abertos e desburocratização de sistemas. Feiden é professor da University of Massachusetts e da Westfield State University e atua também como consultor.

Para o presidente do IAB-RJ, o evento será uma oportunidade para conhecer experiências de planejamento participativo de outras partes do mundo, discutir e adaptá-las ao contexto nacional e local.

“Os americanos têm tradição nesse tipo de planejamento, também conhecido como advocacy planning. Pensar nas metodologias aplicadas lá (EUA) e comparar com as praticadas aqui é importante para o nosso crescimento. O planejamento participativo ainda tem muito a ser desenvolvido no Brasil”, afirmou Pedro da Luz.

A palestra “Experiências de Projeto e Planejamento Participativo nos EUA” é promovida pelo Consulado Geral dos EUA no Rio de janeiro, através de seu Departamento de Comércio, pelo IAB-RJ e pelo Instituto Pereira Passos.

Experiências de Projeto e Planejamento Participativo nos EUA

  • Data: segunda-feira, 17 de agosto
  • Horário: a partir das 18h30
  • Local: auditório da sede do IAB-RJ
  • Endereço: Beco do Pinheiro, 10, Flamengo. Rio de Janeiro – RJ

Via IAB-RJ

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "IAB-RJ promove evento para discutir planejamento urbano participativo" 15 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771876/iab-rj-promove-evento-para-discutir-planejamento-urbano-participativo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.