Casa na Árvore Urbana / baumraum

Casa na Árvore Urbana / baumraum - Imagem 2 de 23Casa na Árvore Urbana / baumraum - Imagem 3 de 23Casa na Árvore Urbana / baumraum - Imagem 4 de 23Casa na Árvore Urbana / baumraum - Imagem 5 de 23Casa na Árvore Urbana / baumraum - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: baumraum
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  34
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Laura Fiorio
Casa na Árvore Urbana / baumraum - Imagem 6 de 23
© Laura Fiorio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa na Árvore Urbana é um projeto familiar baseado na iniciativa do avô Hans-Joachim e seu neto Kolja, que, fundamentalmente, implementaram o projeto. Foi concebido como uma experiência, um projeto de pesquisa, para novas construções e habitações em sintonia com a natureza. Destina-se a servir como um oásis e inspirar amigos e convidados da família, bem como estudantes e interessados ​​em arquitetura. Ficamos muito entusiasmados quando o empreendedor, Kolja Stegemann, aproximou-se de nós com a ideia de implementar as casas na árvore no contexto urbano de Berlim. Elas são normalmente associadas a ambientes rurais ou contextos naturais. Assim, esse empreendimento é um pouco raro e muito atraente para um arquiteto. Em Berlim, ele está em boa companhia no que diz respeito a edifícios pequenos, porém extraordinários. Aqui, há diversos projetos alternativos, geralmente com orçamentos baixos, ocupando nichos na cidade. Como arquitetos, almejamos contribuir para a tradição de cultura arquitetônica de Berlim com esse trabalho.

Casa na Árvore Urbana / baumraum - Imagem 21 de 23
Fachada

O bairro de Zehlendorf é caracterizado por edifícios residenciais aburguesados com grandes terrenos e jardins. Não há edifícios residenciais de muitos pavimentos aqui, ao contrário de muitas outras regiões de Berlim. O recurso mais especial do lote encontra-se em sua excelente localização. Faz fronteira com a floresta, situando-se nas imediações dos belos lagos de Krumme Lanke e Schlachtensee. O fato de esse terreno não ter sido construído anteriormente foi certamente um golpe de sorte, mas principalmente devido às exigências específicas da família. As casas da árvore cobririam uma proporção relativamente pequena do terreno. Assim, o requisito habitual de utilizar até o último metro quadrado disponível rentável não se aplica aqui. Claro, a preservação do acervo de árvores no jardim de 650 metros quadrados era uma das preocupações essenciais dos proprietários.

Casa na Árvore Urbana / baumraum - Imagem 13 de 23
© Laura Fiorio
Casa na Árvore Urbana / baumraum - Imagem 18 de 23
Planta Baixa
Casa na Árvore Urbana / baumraum - Imagem 15 de 23
© Laura Fiorio

Após estudar vários projetos, foram criadas duas unidades cúbicas - cada uma com 21 metros quadrados. Ambos os edifícios pairam sobre uma base elevada de quatro metros e são equipados com uma superfície exterior coberta com a mesma altura, assim como um terraço inferior a uma altura de 2,60 metros. Para uma das unidades, o nível intermediário e dois lances de escadas são suportados por cabos flexíveis na árvore. As instalações do edifício, os circuitos de alimentação e espaços de armazenamento das ferramentas de jardim e resíduos estão localizados na base, revestidas com ripas de madeira. A estrutura consiste de perfis de aço galvanizado, com chapas pré-fabricadas com cinco camadas de abeto, utilizadas nas paredes, teto e piso. A vantagem desta construção reside nas suas qualidades estruturais e ecológicas. Essas peças maciças de madeira têm uma alta qualidade de isolamento, são respiráveis, têm uma capacidade de armazenamento de calor e podem ser instaladas rapidamente e facilmente. A fachada de fundos é composta de painéis de alumínio. Dependendo do ângulo da luz, reulta numa interação vívida de cor na envoltória externa dos edifícios. O interior oferece todas as necessidades essenciais: um banheiro com um chuveiro, um interior iluminado, uma cozinha e uma cama confortável, bem como outras decorações. Os painéis de madeira foram deixados aparentes nas paredes e teto, em seu estado natural.

Casa na Árvore Urbana / baumraum - Imagem 8 de 23
© Laura Fiorio

As Casas na Árvore são lugares que encantam, convidando à brincadeira e reflexão e, além disso, a observar as coisas de forma objetiva, mudando as perspectivas. Em outras palavras, são lugares de inspiração para reunir forças. As duas casas na árvore estão situadas precisamente na transição da cidade com o campo e, assim, conectam dois mundos - a vibrante Berlim com esse cenário reconfortante. Pouco antes do início da construção, Hans-Joachim Stegemann faleceu em idade avançada. Infelizmente, não foi capaz de testemunhar a conclusão das casas na árvore e o desenvolvimento de sua ideia de construir algo incomum em sua terra. As casas são dedicadas a ele e sua esposa. Gostaríamos de agradecer a Hans-Joachim Stegemann e seu neto Kolja por este belo projeto.

Casa na Árvore Urbana / baumraum - Imagem 5 de 23
© Laura Fiorio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Árvore Urbana / baumraum" [Urban Treehouse / baumraum] 07 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/771423/casa-da-arvore-urbana-baumraum> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.